Header Ads

EDP Smart lança app que facilita localização de eletropostos públicos

 Desenvolvido pela startup Voltbras, o EDP EV. Charge Br permite desbloquear postos para carregamento, informa sobre a disponibilidade dos equipamentos e envia notificações sobre o andamento do abastecimento


AMANHECER DA NOTICIAS

A EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP, acaba de lançar no mercado brasileiro o aplicativo EDP EV. Charge Br com a missão de simplificar a experiência do proprietário de veículo elétrico. O app facilita o planejamento das recargas, permitindo a visualização da rede de eletropostos públicos da EDP, acompanhamento do histórico de recargas e a realização do desbloqueio dos equipamentos para uso a partir do celular.


O app ainda disponibiliza, em tempo real, informações sobre o status dos eletropostos (se há veículos carregando, ou se o equipamento conta com eventual problema ou limitação); mapa das estações de recarga (com localização e horário de funcionamento); notificações sobre o andamento do abastecimento; monitoramento do histórico de recargas e suporte em caso de dúvidas. Além disso, é possível solicitar o EDP EV.Card, cartão que também pode ser utilizado para iniciar as recargas nos eletropostos em modo offline, para os casos onde o usuário não esteja com o celular disponível. O cartão é enviado gratuitamente para o endereço selecionado pelo cliente.


A tecnologia foi desenvolvida pela Voltbras, startup focada no gerenciamento da recarga de carros elétricos, que recebeu um aporte da EDP Ventures, primeiro veículo de venture capital do setor elétrico brasileiro, viabilizando o processo de construção da plataforma "white label" usada hoje pela EDP Smart. O desenvolvimento do aplicativo ocorreu por meio do conceito de inovação aberta, com a integração dos times da EDP e da Voltbras, atuando em conjunto para criar uma tecnologia de ponta, agora disponível no mercado.


"A EDP entende que a mobilidade elétrica ganhará cada vez mais relevância no Brasil, e é por isso que buscamos proporcionar aos proprietários de veículos elétricos a jornada mais completa de uso dos nossos eletropostos. A parceria com a Voltbras nos permite oferecer aos nossos clientes uma experiência de recarga simples, rápida e segura", afirma Nuno Pinto, Head de mobilidade elétrica e negócios B2C da EDP no Brasil.


"A Voltbras nasceu para criar uma solução que atendesse, com excelência, os proprietários de carros elétricos no país. A parceria com a EDP Smart e o investimento da EDP Ventures, tornaram isso possível. Hoje, contamos com um time de desenvolvedores com know how do setor que consegue atender da melhor forma pequenas e grandes empresas com tecnologia nacional, agilidade e abertura para customização", explica Bernardo Durieux, Fundador da Voltbras.


Para utilizar o app, o usuário pode fazer o download na AppStore ou PlayStore e realizar seu cadastro. Em seguida, ao visualizar o mapa, o motorista poderá se deslocar até o eletroposto desejado, onde encontrará na tela um QR Code ou um código numérico de seis dígitos, que deverá ser inserido para fazer o desbloqueio do equipamento pelo app.


O EV. Charge Br foi desenvolvido segundo o conceito de inovação aberta. Isso permitiu que a EDP Smart e a Voltbras ouvissem as principais demandas dos motoristas, e desenvolvessem um serviço focado em melhorias na experiência de recarga dos veículos. Antes do aplicativo, os motoristas tinham de acessar o site da EDP Smart, realizar um cadastro e receber um cartão em casa para utilizar a rede da companhia. Agora, basta ter o EDP Charge em seu smartphone e usufruir do serviço via celular, com o cartão EDP EV.Card servindo de backup em casos onde não for possível o abastecimento do veículo utilizando o smartphone.


A EDP possui atualmente 50 pontos de carregamento ativos no país. Até o final de 2022, a companhia espera triplicar os pontos de carregamento. Por meio da EDP Smart, a empresa também comercializa carregadores elétricos residenciais.


EDP e mobilidade elétrica


A EDP tem o compromisso global de eletrificar 100% de sua frota até 2030, assim como desenvolver novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transição energética. No Brasil, a companhia já realizou investimentos importantes no setor. Em 2018, inaugurou um corredor de abastecimento de veículos elétricos entre Rio e São Paulo. Instaladas ao longo de 430 quilômetros da Rodovia Presidente Dutra, as estações de recarga tornaram possível fazer uma viagem completa em veículo elétrico entre as duas capitais mais populosas do Brasil. No fim de 2019, a EDP concluiu a instalação da maior rede de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo, com a implantação de sete pontos de carregamento distribuídos pelo Estado.


Em 2019, a EDP apresentou em Chamada Pública da Aneel para o tema Mobilidade Elétrica projetos que, em conjunto, representam um investimento de cerca de R$ 50 milhões, via Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, recursos próprios e de parceiros. O principal deles prevê a instalação são 30 pontos de carregamento ultrarrápido que vão cobrir todo o Estado de São Paulo e conectar os principais corredores elétricos do País, interligando a capital paulista a Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis e formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão. Trata-se do primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kw e 350kw), com um investimento de R$ 32,9 milhões. O primeiro deles foi implantado em outubro e outros 10 estão previstos até o fim deste ano.


EDP Ventures


Criada em setembro de 2018, a EDP Ventures Brasil é o primeiro veículo de venture capital do setor elétrico brasileiro, com recursos a serem destinados a startups que atuam em seis verticais: energia renovável, redes inteligentes, armazenamento de energia, inovação digital (blockchain, IoT, big data, realidade virtual), soluções com foco no cliente e áreas transversais (legaltechs, fintechs, HRtechs). Interessados podem acessar o site www.edpventures.vc para obter mais informações.


Além da Voltbras, já receberam investimentos no Brasil as startups Time Energy, Colab, Dom Rock, Delfos, Fractal Engenharia e Clarke Energia. Desde 2008, os veículos de Venture Capital do Grupo EDP já aplicaram globalmente 38 milhões de euros em 33 startups, que juntas empregam mais de 1.200 colaboradores e têm mais de 140 milhões de euros de receita por ano.


Para o download do App EDP E.V Charge Br

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.edp.evcharge.br

https://apps.apple.com/br/app/edp-ev-charge-br/id1538943600

 7 receitas de Natal veganas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.