Header Ads

LEILÃO DEFINE EMPRESA PARA MODERNIZAR A ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE CAMPINAS EM OPERAÇÃO ASSESSORADA PELA CAIXA

 Vencedora apresentou deságio de 63% em relação ao valor inicial do leilão

POR AMANHECER DA NOTICIA

Em leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, nesta segunda-feira (29/11), foi definida a empresa que irá operar a parceria público-privada (PPP) de iluminação pública de Campinas (SP). O vencedor foi o Consórcio Ilumina Campinas, com deságio de 63% sobre o valor inicial. Ao todo, nove propostas concorreram ao leilão.


Por meio da PPP, será realizada a manutenção, modernização e ampliação do parque de iluminação do município pelos próximos 13 anos.


A parceria beneficiará mais de 1,2 milhão de pessoas e proporcionará a redução do consumo de energia elétrica, contribuindo para a economia de custos com iluminação da cidade, diminuição da emissão de gases de efeito estufa e aumentando a visibilidade nas vias de circulação pública. A melhoria do serviço de iluminação proporcionará mais segurança à população, valorizando os espaços públicos e o patrimônio histórico e cultural de Campinas.


O projeto contou com o assessoramento da CAIXA e foi estruturado com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e PPP (FEP), administrado pelo banco. A empresa vencedora terá um custo de investimento inicial de R$ 171,6 milhões nos primeiros 24 meses do contrato.


A concessão também possibilitará a implantação de sistemas de telegestão em cerca de 25% dos pontos de iluminação, o que permite o controle remoto da regularidade dos serviços prestados.


Carteira de Projetos CAIXA:

Ao todo, 42 projetos em iluminação pública, resíduos sólidos urbanos, saneamento e ações socioeducativas estão sendo assessorados pela CAIXA, com investimentos de R$ 3,7 bilhões do FEP, e que beneficiarão 17,3 milhões de pessoas. Serão 116 municípios contemplados com melhorias de infraestrutura, aumento da qualidade de vida, correta aplicação de recursos públicos, além de incentivo ao comércio e ao turismo.


A carteira do banco está em franca expansão. Atualmente, 434 municípios estão habilitados, isoladamente ou em consórcio, nos processos de chamamento do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP) do Governo Federal.


A CAIXA figura entre os principais players do mercado de estruturação de projetos de PPP e concessões para municípios.


FEP CAIXA:

Os estudos foram financiados com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP), administrado pela CAIXA, de acordo com o Decreto Federal 9.217/17. O banco faz a gestão administrativa, financeira e operacional do Fundo. As diretrizes para a seleção dos projetos estão publicadas no site.


Mais informações sobre o FEP CAIXA podem ser consultadas no link

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.