Header Ads

Vera Cruz Hospital vai monitorar pacientes pós-Covid-19

 Unidade no Jardim Chapadão vai oferecer monitoramento e reabilitação especializada para mais de 2,6 mil pessoas que testaram positivo

POR AMANHECER DA NOTICIA

O Vera Cruz Hospital é a primeira unidade hospitalar da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a oferecer monitoramento e reabilitação especializada para pacientes que testaram positivo para a Covid-19. Um ano depois do surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus, especialistas ainda tentam entender os efeitos da doença sobre o corpo e por quanto tempo eles podem permanecer. O novo Centro de Cuidado Pós-Covid, que iniciou os atendimentos nesta quinta-feira (22), visa garantir qualidade de vida às centenas de pessoas que passaram pelo Vera Cruz Hospital, Vera Cruz Casa de Saúde e demais unidades do grupo, bem como quaisquer outros pacientes que possuam planos de saúde credenciados ao sistema Vera Cruz.


Pesquisas recentes apontam a presença de sintomas persistentes, mesmo após a infecção da Covid-19, que podem permanecer por até 9 meses ou mais. Os principais sintomas prevalentes são: fadiga, dor de cabeça, dificuldade de atenção, perda de cabelo, dificuldade para respirar, diminuição persistente de perda do paladar e olfato, aparecimento de exacerbação de alterações psiquiátricas e psicológicas, arritmias cardíacas e alterações gastrointestinais.


Espaço exclusivo


A descoberta dos sinais da Covid Longa indica a necessidade de rastreamento entre os casos da doença para detectar prováveis consequências e da elaboração de um programa de reabilitação, que deve incluir uma equipe multidisciplinar especializada. Visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes pós-Covid e a redução dos sintomas persistentes, o Vera Cruz Hospital implantou o Centro Integrado de Cuidado Pós-Covid para a realização do acompanhamento de ex-pacientes que tiveram o diagnóstico da Covid-19. A estrutura funcionará na unidade de Medicina Diagnóstica (Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 216, no Jardim Chapadão).


O acompanhamento dos pacientes positivos para infecção Covid-19 será realizado pela Central de Monitoramento do grupo Vera Cruz, que faz contato com o paciente assim que o exame positivo é liberado pelo laboratório e segue com acompanhamento telefônico nos 30º, 60º e 180º dias, quando é aplicado um questionário para avaliar as condições dos pacientes e presença de algum sintoma persistente.


A equipe especializada no atendimento dos pacientes pós-Covid contará, além do médico líder, com as seguintes especialidades: clínica médica; pneumologia; cardiologia; neurologia; dermatologia; otorrinolaringologia; gastroenterologia; reumatologia; psiquiatria, psicologia; fisioterapia; nutrição, entre outros, além de uma estrutura composta por tomografia, ressonância e um ponto de coleta de exames laboratoriais em um mesmo local.


Sobre o Vera Cruz Hospital


Em 77 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em pouco mais de dois anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.