Header Ads

Secretário Baldy visita local que pode ser futura estação do TIC

 Serviço de trem vai ligar Campinas à capital em 60 minutos

POR AMANHECER DA NOTICIA

 O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, visitou nesta quarta-feira, 24, a Estação Cultura em Campinas, que poderá ser uma das paradas do Trem InterCidades (TIC). Acompanhado pelo prefeito Dário Saadi, pelo secretário de Transportes, Vinícius Riverete, pelo presidente da EMDEC, Ayrton Camargo, e pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, Baldy reforçou a importância dessa ligação entre Campinas e São Paulo. "Esse é um projeto que comprova ser possível ligar duas cidades com um trem de passageiros como a história do Brasil já nos demonstrou ser de sucesso", frisou Baldy.


A Estação Cultura pertence à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e está cedida para o município de Campinas para uso cultural. A visita à Estação tem como objetivo analisar as condições para integrar a área ao projeto do TIC valorizando esse importante equipamento e maximizando suas possibilidades de utilização, respeitando os limites determinados pela SPU.


O secretário aproveitou a visita para ressaltar o simbolismo existente no local. "Estamos passando por um momento em que as pessoas precisam ter esperança. Esse lugar é o símbolo dessa esperança. Estamos trabalhando para viabilizar um projeto que é sonho das pessoas e que será referência para o país", lembrou Alexandre Baldy.


Quanto à importância da parceria do município com o Estado, o prefeito Dário Saadi disse que "o Trem InterCidades é uma demanda histórica do setor de transportes de Campinas. Todo mundo espera isso há muitos anos. Então, a visita do secretário Baldy é muito importante no sentido de ele conhecer in loco aqui onde será - na primeira etapa - o ponto final do trem", ressaltou.


Sobre o TIC


O projeto do Trem InterCidades está em fase final de modelagem e deve ser licitado em 2022. Com 100 km de extensão, contará com serviço expresso (ligando Campinas à estação Barra Funda com uma única parada) e com serviço parador (com possíveis paradas em Louveira, Vinhedo, Valinhos, Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Botujuru e Francisco Morato).


Secretaria dos Transportes Metropolitanos


A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.