Header Ads

Piracicaba recebe programa de empoderamento às mulheres com deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 Com a adesão ao programa, o município recebe vagas para cursos de capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência, entre outras ações.

POR AMANHECER DA NOTICIA

Nesta quarta-feira (24), a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, realizou o lançamento regional do programa "TODAS in-Rede" em Piracicaba. A prefeitura do município e a pasta firmaram parceria e assinatura de Protocolo de Intenções durante live transmitida nas redes sociais da Secretaria (PessoaComDeficienciaSP).


Ao aderir o programa, o município recebe vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Piracicaba para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e o Curso de ensino à distância (EaD) de Libras, além de divulgar as campanhas educativas do "TODAS in-Rede".


"O Governador João Doria quer e orienta que as políticas públicas cheguem às pessoas que mais precisam, às pessoas com maior vulnerabilidade, e, é isso que nós enquanto Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência estamos fazendo, trazendo o TODAS in-Rede às mulheres com deficiência de Piracicaba", ressaltou a Secretária Célia Leão.


Ela frisou a importância de levar a ação para a região, "54% das pessoas com deficiência em Piracicaba são mulheres, é preciso levar a essas mulheres informações sobre os seus direitos relacionados a emprego e renda, prevenção a violência, empoderamento e autoestima, entre tantos outros temas que dão cada vez mais voz às mulheres com deficiência", destacou.


A transmissão do evento online acessível com intérprete de libras e legendas, contou com mais de 150 espectadores. Além da Secretária Célia Leão, participaram o prefeito da cidade Luciano Almeida, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, Euclidia Maria, o Vereador André Bandeira, o Deputado Estadual Roberto Morais, a Presidente em exercício do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Letícia Françoso, e a intérprete de libras Nara Oliveira.


"É uma honra receber este programa. Nós em Piracicaba temos como princípio participar de projetos que tragam oportunidades de qualificar as pessoas com deficiência e o programa TODAS in-Rede vem de encontro com a nossa demanda. Acreditamos que esse vínculo com o Governo de São Paulo faça de Piracicaba uma cidade ainda mais inclusiva", declarou o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida.


TODAS in-Rede


O programa "TODAS in-Rede", da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.


Segundo dados da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência ( basededados.sedpcd.sp.gov.br ), no estado de São Paulo existem mais de 1.700.000 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 37% são ocupados por mulheres. Em violência e gênero, no ano passado (2020) foram registrados mais de 3 mil boletins de ocorrência.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.