Header Ads

Com aprovação da ANVISA, chega ao Brasil Taffix™, spray nasal desenvolvido em Israel que pode reduzir a infecção por coronavírus em até 97%

 Taffix™ é o primeiro spray nasal que cria uma barreira de gel sobre a mucosa nasal e reduz seu pH para 3,5 Taffix™ atua em 50 segundos e fornece proteção contra vírus respiratórios por até 5 horas


POR AMANHECER DA NOTICIA

Aliado ao desenvolvimento e aplicação de vacinas contra a COVID-19, cientistas e laboratórios médicos em todo o mundo seguem no esforço para criar produtos ou medicamentos que possam reduzir os efeitos da doença, contribuindo dessa forma para diminuir o número de casos da infecção e, consequentemente, de óbitos. Um desses produtos, que acaba de chegar ao mercado brasileiro por intermédio da MyPharma2Go e com aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é o Taffix™, um spray nasal, que forma uma fina camada de gel que ajuda a capturar e matar até 97% dos vírus, incluindo o SARS-CoV-2, que causa a COVID-19.


Produzido pela biofarmacêutica israelense Nasus Pharma, reconhecida por desenvolver medicamentos intranasais, o Taffix™, cujo principal componente é a hipromelose - conhecido como hidroxipropil-metil-celulose ou HPMC -, cria uma camada de gel muco adesiva ultrafina na cavidade nasal, impedindo que vírus se conectem às células humanas. Diferente dos sprays nasais antialérgicos e outros produtos que também utilizam o HPMC, as partículas encontradas no Taffix™ são muito menores às observadas nos produtos existentes. Em tais produtos, as partículas variam entre 0,2 mícrons à 400 mícrons, enquanto no Taffix™, a variação é de 10 mícrons à 100 mícrons de tamanho. Assim, por ter um tamanho menor, o Taffix™ é mais eficiente na adesão às membranas nasais, conferindo uma proteção superior às células.


Além disso, o Taffix™ oferece uma proteção de dupla ação, pois além da barreira física que produz, também mata os vírus pela alteração no pH da cavidade nasal, que geralmente é em torno de 6,8 (quase neutro na escala de acidez à alcalinidade) e passa a ter 3,5 (ligeiramente ácido), criando um ambiente desfavorável para o crescimento viral.


Com uma formulação única, o Taffix™ atua em 50 segundos, e cada aplicação oferece até cinco horas de proteção, sem causar congestionamento nasal. É tão discreto que o mentol foi adicionado na fórmula para que os usuários saibam que a dose foi devidamente administrada.


Estudos e testes clínicos


Um estudo do Departamento de Medicina da Universidade da Virgínia, liderado pela PhD. Barbara Mann, foi realizado para comprovar se o Taffix™ poderia formar uma barreira protetora eficiente contra o SARS-CoV-2. Para isso, foi utilizado um filtro de náilon de 40 mm com o gel Taffix™ e, em seguida, adicionado 10.000 PFUs de vírus. Um filtro não tratado, com a mesma quantidade de vírus, foi usado como controle. Após uma incubação de 10 minutos, as partes inferiores dos dois filtros foram lavadas e aplicadas a meio de cultura e, em seguida, testados para vírus vivos por ensaio de placa e para RNA viral usando qRT-PCR. Foi observado que Taffix™ reduziu a quantidade de vírus vivos em mais de 99%. Na maioria dos experimentos, nenhum vírus foi detectado ou a quantidade de vírus presente estava abaixo do limite de detecção do ensaio no fluxo não diluído.



Ensaios de placa de fluxo de SARS-CoV-2 tratado com gel Taffix ™ e não tratado


Outro estudo comprobatório da eficiência de Taffix™ foi realizado na cidade israelense de Bney Brak, onde vivem cerca de 210 mil pessoas, em sua maioria judeus ultra ortodoxos. A fabricante conduziu um teste com cerca de 250 pessoas que participaram do Rosh Hashaná (ano novo judaico) - um evento que envolveu muitas horas passadas em estreita proximidade entre as orações por pelo menos 7 horas por dia durante 2 dias consecutivos. Em um estudo prospectivo, foi oferecido o Taffix™ para 243 membros dessa comunidade solicitando que usassem o produto, de acordo com as instruções, juntamente com o uso de máscaras, durante os dois dias de orações e nos 14 dias seguintes. "Ao final das duas semanas de acompanhamento, apenas 2,4% dos usuários do produto estavam infectados com o coronavírus, em comparação com 10% dos usuários não infectados com o coronavírus", sem relatar efeitos colaterais.


De acordo com a Dra. Dalia Meggido, cofundadora e diretora executiva da empresa, o Taffix™ não é um substituto de máscaras e de outras medidas sanitárias importantes como o distanciamento social e o uso de álcool gel. "O produto nos dá uma camada adicional de proteção, fundamental para nos proporcionar mais segurança neste momento tão delicado. Ao usá-lo antes de ir ao escritório, avião, restaurante ou escola, podemos garantir (em até 97%) que os vírus transportados pelo ar não nos infectarão através da cavidade nasal", explica. E acrescenta, "a comunidade científica está muito otimista com a chegada das vacinas, mas ainda levará um tempo até que pessoas suficientes sejam vacinadas para proteger nossas comunidades, então é provável que ainda tenhamos que esperar até que o cenário seja positivo. Enquanto isso, o Taffix™ ajuda a fornecer uma maneira segura, simples e clinicamente comprovada para reduzir drasticamente o risco de contrair COVID-19".


Sem contraindicações, Taffix™ pode ser usado por qualquer pessoa. No caso de crianças menores de 12 anos e gestantes, há necessidade de recomendação médica. Por enquanto, a compra da versão importada, Family Pack com 4 frascos, com entrega em todo Brasil em até 10 dias úteis, pode ser feita exclusivamente pelo site https://taffixlatam.com/. Taffix™ estará disponível em farmácias de todo o país e marketplaces, a partir da segunda quinzena de março .

Fluimucil®: medicamento da farmacêutica italiana Zambon pode ser adjuvante no tratamento e recuperação das complicações causadas pela COVID-19

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.