Header Ads

Paraoficina Móvel oferece reparos em cadeiras de rodas, órteses e próteses de forma gratuita

 Iniciativa já realizou mais de 4.500 reparos atendendo demandas da população mais carente da cidade de São Paulo

POR AMANHECER DA NOTICIAS

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e AACD, segue levando aos bairros da capital a Paraoficina Móvel, ação que realiza manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

Iniciado em 2019, o projeto já realizou mais de 1.158 atendimentos e 4.559 reparos, atendendo demandas da população mais carente de todas as regiões do município. Os serviços são feitos gratuitamente. Os trabalhos são realizados em uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para os reparos, que é feita pela AACD, organização referência na reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas.


A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos, muitas vezes, faz com que deixem de ser usados ou continuem sendo usados de maneira precária, o que pode ameaçar a segurança física dos usuários. Diante deste cenário, a Paraoficina Móvel realiza a manutenção necessária e contribui para o aumento da durabilidade e funcionalidade das Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção (OPMs), impactando positivamente na vida das pessoas com deficiência que precisam desses recursos.


Como funciona?


Os serviços são prestados por dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação - CERs, equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde. Reparos que não forem possíveis de realização na Paraoficina Móvel serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera.


No dia marcado (veja programação de Fevereiro abaixo), o munícipe deverá apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. O horário de atendimento será das 9h às 17h. O serviço também pode ser agendado pelo telefone: 3913-4071.


Confira a programação de Fevereiro:


Unidade M´Boi Mirim

Data: 01 e 22 de fevereiro - Segunda-feira

Endereço: Av. Alexandrina Malisano de Lima, 601


Unidade Parelheiros

Data: 08 de fevereiro - Terça-feira

Endereço: Rua Gaspar Leme S/N - Balneário São José


Unidade Tucuruvi

Data: 02 e 23 de fevereiro - Terça-feira

Endereço: Av. Zaki Narchi, 357


Unidade São Miguel

Data: 03 e 17 fevereiro - Quarta-feira

Endereço: Rua Professor Antônio Gama de Cerqueira, 347


Unidade Lapa

Data: 10 e 24 de fevereiro - Quarta-feira

Endereço: Rua Catão, 420


Unidade Flavio Gianotti

Data: 09 de fevereiro - Terça-feira

Endereço: Rua Xavier de Almeida, 210


Unidade Sé

Datas: 05 e 19 de fevereiro - Sexta-feira

Endereço: Rua Frederico Alvarenga, 259 - 3º andar


Unidade Santo Amaro

Data: 12 e 26 de fevereiro - Sexta-feira

Endereço: Avenida Miguel Yunes - 491 - Usina Piratininga


Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas - composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com as áreas de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a inclusão escolar e esportiva, que contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: aacd.org.br

Chuvas de verão: dicas para uma viagem segura


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.