Header Ads

Bichectomia: uma cirurgia estética ou funcional?

 Por Flávia Gorino, pós-graduada em Anatomia e escultura dental, Laminados cerâmicos, Fotografia e planejamento oclusal digital e harmonização facial avançada

POR AMANHECER DA NOTICIAS

O compartimento de gordura bucal, também conhecido como bola de Bichat, foi descrito pelo anatomista e fisiologista francês Marie François Xavier Bichat, quem reconheceu a sua natureza como um tecido gorduroso localizado na região das bochechas na frente do músculo masseter e superficial ao músculo bucinador. Ela relaciona-se diretamente com os músculos da mastigação e, na infância, auxilia o movimento de sucção dos bebês auxiliando na amamentação, uma vez que estes não possuem forças musculares para isto.


A Bichectomia é a cirurgia de remoção da porção bucal da bola de Bichat com fins estético-funcionais para tratamento de mordida crônica das bochechas e, com isso, redução de aftas e lesões bucais, aumento do espaço mastigatório, assim como a redução do acúmulo do bolo alimentar na boca, acentuação do contorno facial e prevenção de hérnias na bochecha (aspecto de bulldog durante o envelhecimento).


A cirurgia é realizada em torno de uma hora, por meio de uma incisão intraoral de 1 a 2cm, sob anestesia local (computadorizada com "Morpheus"), podendo ser utilizada a sedação inalatória. É necessário que o paciente use uma faixa de compressão do tipo mentoneira, a fim de conter o edema gerado pela manipulação dos tecidos e acomodação dos músculos envolvidos, durante 72h seguidas após a cirurgia e contínua por 10 dias durante a noite. O resultado final é visto em três meses.


É muito comum associarem a Bichectomia ao envelhecimento da face, porém é importante informar que as mudanças estruturais decorrentes deste processo estão relacionadas à ação muscular, flacidez da pele (perda de colágeno, elastina, vitaminas), alterações nos compartimentos de gordura faciais superficiais que ficam na hipoderme e afinamento da ossatura (diminuição da parte óssea do rosto). A bola de Bichat está em um compartimento profundo da face e a última estrutura a ser absorvida em caso de grande perda de peso.


As contraindicações, podem ser definitivas ou temporárias e são bem parecidas com as de outras cirurgias intraorais, com pacientes submetidos à radioterapia ou quimioterapia; infecções locais ou sistêmicas; trismo; cardiopatias severas; pacientes sistemicamente não compensados; deficiência de fatores de coagulação; problemas hepáticos e renais graves; dificuldade em alcançar o que o paciente deseja, além de pacientes menores de idade e gestantes.


Muitas pessoas buscam a cirurgia apenas pela estética e é importante alinhar as expectativas com o resultado que será alcançado, uma vez que talvez seja necessário outros procedimentos para atingirmos o objetivo. Por isso, a avaliação presencial é imprescindível. Pacientes confundem volume da bola de Bichat com hipertrofia do músculo masseter por exemplo, ou procuram um contorno facial acentuado onde seria necessária a remoção da gordura submentual por meio de lipo enzimática ou mecânica e associação de preenchimentos em região de mandíbula e malar.


De qualquer maneira, é uma cirurgia irreversível, segura e de resultado rápido. Deve ser realizada por um profissional capacitado pois há variações anatômicas que devem ser respeitadas e zeladas, uma vez que a região possui estruturas nobres.


Sobre a Dra. Flávia Gorino


Graduada em Odontologia pela Faculdade São Leopoldo Mandic, é pós-graduada em Anatomia e escultura dental, laminados cerâmicos, fotografia e planejamento oclusal digital, além de harmonização facial avançada. Com um planejamento clínico-científico no tratamento de seus pacientes, visa a manutenção da saúde bucal ao realizar os procedimentos mais atuais e seguros da odontologia na Clínica AltroVilela, em Campinas. Autora de publicações relacionadas à área de atuação, utiliza métodos de abordagem estética e funcional que possibilitam um trabalho completo, onde saúde e bem-estar andam juntos.

 Stone abre vagas de emprego em Jaguariúna

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.