Header Ads

Concurso de qualidade celebra os melhores cafés paulistas

 O "19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira", desenvolvido pela Câmara Setorial de Café do Estado e a Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura (CODEAGRO), anuncia a cerimônia de premiação dos vencedores de 2020.


AMANHECER DA NOTICIAS

O evento será realizado com todas as medidas de segurança na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), no dia 7 de dezembro.


"Essa é uma das únicas competições do Brasil a contar com avaliação sensorial, considerando técnica e sustentabilidade para certificar os processos de produção e estimular a criação de um novo segmento de cafés especiais. Trata-se do maior reconhecimento para os cafés paulistas da safra 2020", afirma Fábio de Salles Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR AR SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SP).


A tarefa de provar e classificar foi realizada por avaliadores com vasta experiência na área de concursos nacionais de café, utilizando os métodos da Instrução Normativa nº 8, de 2003, que define a Classificação Oficial Brasileira (COB). Foram provados cerca de 69 lotes, advindos das cooperativas e associações de produtores.


Os processos de seleção foram afunilando até se chegar aos 11 melhores lotes. A classificação ocorreu por um sistema de pontuação, considerando avaliação técnica (80%) e sustentabilidade (20%), sendo eles das categorias Café Natural (4), Café Cereja Descascado (4), Microlote (2) e Nano lote (1).


"A celebração final será realizada na FAESP e prestigiará os melhores produtores de café. A proposta é chancelar a criação de um novo segmento de grãos de alta qualidade", comenta Nathan Herszkowicz, presidente executivo do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafe-SP).


A proposta é de que os finalistas iniciem o processo de industrialização e comercialização com vistas ao mês de dezembro. A cerimônia a será promovida seguindo todas as determinações feitas pelos governos municipal e estadual, assim como as orientações dos órgãos de saúde do Brasil e internacionais, instruindo e conscientizando os participantes e organizadores sobre os protocolos de higiene e distanciamento para evitar o contágio da Covid-19.


O "19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira" irá prestigiar os melhores cafés do Estado de São Paulo e acontecerá na sede da FAESP. Endereço: Rua Barão de Itapetininga, nº 224, República, São Paulo, SP.

 Sem isenção de ICMS, clínicas de diálise que atendem ao SUS podem fechar

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.