Header Ads

Rodeio de Caminhões chega a 10º edição prezando pela segurança e boas práticas viárias

 Competição promovida pela Raízen avalia habilidades de motoristas de caminhão-tanque em formato online e provas práticas em simuladores do Sest/Senat


AMANHECER DA NOTICIAS

Ao chegar em sua 10º edição, o Rodeio de Caminhões da Raízen, licenciada da marca Shell, se reinventa para atender a nova realidade do País em meio à pandemia, sem deixar de exercer seu importante papel de reforço às boas práticas de segurança viária e da valorização e reconhecimento dos profissionais que realizam o transporte de produtos da Raízen.

Em formato de competição, o Rodeio de Caminhões segue priorizando a busca pela educação e a valorização dos profissionais com destacada performance em segurança durante o ano, reforçando a política que prega a meta de Zero Acidentes na Raízen. Os 200 motoristas com melhores práticas e prevenção de acidentes ao longo deste período competirão em etapas classificatórios regionais.

Mas, diferentemente, dos anos anteriores, por conta dos novos protocolos de saúde e distanciamento social impostos pela pandemia, elas acontecerão em unidades do SEST SENAT próximas às filiais das transportadoras participantes, respeitando regras de higienização, acesso, monitoramento e com as devidas aprovações do departamento de saúde.

A diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, afirma que a missão do evento vai ao encontro dos valores do SEST SENAT. "É uma honra poder contribuir para a viabilização de uma iniciativa tão importante, que promove um trânsito mais seguro e consciente, com motoristas cada vez mais capacitados. Nossas unidades operacionais estão de portas abertas para receber esses profissionais e suas famílias, com todos os cuidados necessários para este momento". Nicole Goulart também destaca a parceria consolidada com a Raízen, que, neste ano, doou álcool 70% para ser distribuído, em diversos pontos do Brasil, durante uma campanha nacional do SEST SENAT voltada aos trabalhadores do transporte.

As provas práticas regionais serão realizadas em simuladores com um modelo único de circuito parametrizado com as diretrizes de direção segura adotadas pela Raízen. Já as provas teóricas serão realizadas em lives que acontecerão ao final de cada etapa, sendo divididas em duas atividades: "Quiz de Conhecimento", abrangendo assuntos relacionados ao cotidiano operacional, e "Jogo dos 07 Erros", onde o motorista deverá identificar as falhas cometidas por um profissional durante execução da sua atividade.

Serão avaliados 50 motoristas a cada etapa e os três melhores condutores serão anunciados nestas lives especiais transmitidas diretamente de Piracicaba (SP), em parceria com a EsalQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Os vencedores das etapas regionais serão premiados durante as lives com 1° SmartTV LED 3D 55" LG Full HD, 2° Notebook Dell -Inspiron e 3° Tablet Samsung Galaxy.

"Chegamos a 10º edição de um evento que sempre permeou nossa atuação e o comprometimento da empresa em priorizar a segurança em todas as frentes e principalmente a viária, uma das mais importantes dentro da nossa operação. Mesmo com as adequações feitas devido a pandemia, seguimos com o nosso compromisso de educar e valorizar os cerca de 4 mil motoristas que diariamente transportam nossos produtos por todo o País de forma segura e acima de tudo, evitando acidentes e preservando vidas", destaca Rafael Alvarez, diretor de Logística da Raízen.

10° Edição do Rodeio de Caminhões - Etapa Sudeste 1
A primeira etapa do 10º Rodeio de Caminhões acontecerá ao longo do mês de novembro e reunirá condutores de transportadoras do Sudeste do País, como: Cavalinho, Grycamp, IC, Morada - BPA, Transjordano, Contatto, Simeira - BPA, Veronese - BPA e Vila Real. Cada empresa realizará o agendamento individual dos seus motoristas elegíveis de acordo com a disponibilidade da agenda das unidades Sest/Senat indicadas para as provas. O resultado das provas ficará salvo no sistema do simulador do parceiro e, a partir dessas informações, a Raízen identificará os participantes mais bem colocados.

"Para participar do Rodeio levamos em consideração critérios importantes para a excelência da nossa operação, como, por exemplo, o motorista pertencer a uma transportadora que tenha atingido todos os indicadores de performance de segurança no período do ano-safra, como zero acidentes controláveis e zero derrame de carga líquida. Além disso, os profissionais ainda precisam ter um histórico de zero violação, não apresentando picos de velocidade e com um rigoroso cumprimento das regras de jornada de trabalho", explica Alvarez. "São esses cuidados e compromissos que prezamos para efetuarmos uma logística segura e sempre em linha com o que há de melhor em boas práticas no transporte de cargas", conclui.

A 10º edição do Rodeio ainda contará com mais três etapas que acontecerão nos meses de janeiro, fevereiro e março, todas seguindo no mesmo formato. A final reunirá os grandes finalistas e está prevista para acontecer em maio de 2021, com a premiação dos três primeiros colocados (1° Carro, 2° Moto e 3° TV e Home Theater). E se a condições de saúde e segurança frente a pandemia permitirem, será realizada presencialmente em um resort em Salvador (BA) onde os finalistas poderão desfrutar momentos ao lado de suas famílias, como mais um prêmio pela excelência na performance em segurança viária.

Sobre a Raízen
Somos a Raízen - uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes - temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia - e uma planta de etanol 2G - com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 7.300 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações - por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19'20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.