Header Ads

Eleições EUA 2020 - Reflexos e perspectivas após a vitória de Joe Biden

 Especialistas do Mackenzie estão disponíveis para comentar os diversos temas

AMANHECER DA NOTICIAS

No dia 07 de novembro de 2020, o candidato democrata Joe Biden foi consagrado presidente eleito dos Estados Unidos, encerrando assim uma das mais dramáticas contagens de votos da história - e consequentemente, mostrando que parte da sua população está disposta a dar um passo para trás na excessiva polarização política dos últimos quatro anos.

Contudo, com um resultado tão apertado e os ânimos ainda a flor da pele, fica evidente que o processo eleitoral ainda não acabou. Até o próximo dia 14 de dezembro, é bem provável que a retórica trumpista de fraude nas eleições faça com que a judicialização das eleições seja inevitável.


Porém, até onde se consta, o novo presidente dos EUA será mesmo Joe Biden - sendo inclusive saudado e congratulado por outros chefes de Estado, alguns bem próximos no espectro político de Donald Trump, como Boris Johnson e Benjamin Netanyahu.


Dessa forma, já se faz necessário projetar o cenário de como o governo brasileiro vai lidar com essa mudança em um grande parceiro comercial, tanto na questão econômica, após um desastroso ano com pandemia, quanto na ideológica, agora que Jair Bolsonaro não tem mais seu exemplo mais poderoso de como governar um país.


Pensando em todas essas discussões, selecionamos especialistas e pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie estão à disposição para comentar sobre os temas.


Para acionar o especialista de interesse, envie seu e-mail para imprensa@mackenzie.br


Assuntos e especialistas

• Política: Quando as questões de interesse direcionam a sua forma de fazer política.

Rogério Baptistini é Sociólogo da da Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Márcio Coimbra é Cientista Político e de Relações Institucionais e Governamentais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Maurício Fronzaglia é cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Roberto Tamanaha é professor de Direito Eleitoral da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília;

Alberto Rollo é professor de Direito Eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie;



• Sociedade: Como o pedido do novo presidente americano de união de todos os cidadãos para que "abandonem a retórica agressiva" pode contribuir na sociedade americana?

Márcio Coimbra é Cientista Político e de Relações Institucionais e Governamentais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Rogério Baptistini é Sociólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Maurício Fronzaglia é cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Roberto Tamanaha é professor de Direito Eleitoral da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília


• Ética: A política e seus devaneios na busca pela vitória

Gerson Moraes é professor de ética da Universidade Presbiteriana Mackenzie;


• Os impactos na economia nacional com a vitória de Joe Biden

Agostinho Celso Pascalicchio é professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Marcos Antônio de Andrade é professor de de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Francisco Américo Cassano é professor de Economia Política e Comércio Internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie;


• Comportamento: A euforia da população americana na comemoração da vitória de Joe Biden

Marcelo dos Santos é psicólogo da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas;


• Comportamento: As questões de raça levaram Joe Biden à vitória?

Alessandra Benedito é professora de Direito Político e Econômico e especialista em raça e gênero da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É coordenadora do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.


• Comportamento: A primeira mulher, negra e filha de imigrantes eleita no segundo posto de uma nação contribuirá nas questões de raça e história de um país?

Alessandra Benedito é professora de Direito político e Econômico e especialista em raça e gênero da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É coordenadora do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.


• Jurídico: Com quais aspectos jurídicos Trump tenta anular e recontar votos?

Clayton Pegoraro é professor de Direito Internacional e Relações Econômicas Internacionais da Universidade Presbiteriana Mackenzie;


Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

 Estresse e ansiedade levam a aumento de dentes quebrados, dizem dentistas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.