Header Ads

Comunicação assertiva: 6 dicas para acertar o alvo

 Por Carla Falcão, palestrante, especialista em mídias sociais, Carreira e Negócios


AMANHECER DA NOTICIAS

Habilidade fundamental para a vida pessoal e profissional, comunicar-se de forma assertiva é essencial. Nestes tempos em que não podemos estar presentes e quando as videoconferências e o home office tornaram-se parte da rotina de trabalho, a boa comunicação é tremendamente crucial.


Essa vocação é ainda mais importante para quem atua em cargos de liderança. Gestores necessitam ser excelentes comunicadores. Os líderes precisam inspirar, conectar a equipe, apresentar relatórios e também falar sobre problemas e desafios. O profissional que demonstra dominar este quesito não se encontra em qualquer esquina e é muito disputado no mercado de trabalho.


No papel de professora de oratória, gosto de citar Peter Drucker, conhecido como o "pai" da administração moderna. Ele dizia que 60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz.


Independe se você é capaz de ter contato visual, escutar, estar atento e verdadeiramente interessado na conversa é indispensável. E também, apresentar suas ideias de forma clara e objetiva e alinhada ao público é uma questão obrigatória para o sucesso da mensagem. É imperativo reforçar que a responsabilidade pelo que as pessoas entendem da comunicação é 100% de quem comunica. Portanto, como aprimorar sua comunicação?


Para comunicar bem é importante prestar atenção a alguns detalhes, como:


1 - Conheça o seu público: quanto mais tem informações sobre o perfil das pessoas para quem vai falar, mais facilmente o interlocutor se conectará a elas. Saber de antemão o tipo de linguagem que utilizam e o nível de conhecimento que possuem sobre o assunto tratado facilita o alinhamento de informações.


2 - Esteja presente e conectado: criar conexão com quem se está falando é o primeiro passo. Em uma conversa presencial ou por vídeo, fazer contato visual faz muita diferença. Procure sempre falar como se estivesse olhando nos olhos das pessoas. Isso mostra segurança e gera credibilidade na mensagem. Olhe para a câmera no celular, no computador... Essa atitude faz com que as pessoas se sintam conectadas.


3 - Esteja atento e aberto para escutar: quando um diálogo acontece, as pessoas desejam se sentir importantes na conversa. Por isso, estar presente e disponível para escutar verdadeiramente é de total importância nesse processo.


4 - Fale com segurança: passar segurança ao falar requer conhecimento do assunto em questão. Mesmo que não tenha tanta experiência em gravar vídeos ou gerenciar reuniões - mas domina o assunto -, tem 80% do sucesso em suas mãos. Além disso, dominando o tema você também estará preparado para responder perguntas que possam surgir.


5 - Divida o seu discurso ou conteúdo em 3 etapas: essa é uma regra de raciocínio simples e que facilita o entendimento da mente humana ao receber informações segmentadas. Distribua o conteúdo em 3 partes. Por exemplo: começo, meio e fim; objetivo do produto, o produto e onde comprar; apresentação, dicas e fechamento etc.


6 - Ao final, documente e verifique se todos compreenderam as informações: para reforçar o entendimento é recomendável repetir os pontos básicos ao final da conversa ou, se possível, enviar uma mensagem escrita contendo um resumo das informações. Os formatos de ata de reunião com tópicos abordados e próximos passos são boas dicas. E mais: sempre se disponibilize para resolver dúvidas!


Lembre-se: comunicar com assertividade é um hábito. Seu constante exercício traz mais naturalidade e facilidade ao processo. Além disso, a habilidade na comunicação ajuda a construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.


Indicação complementar:

Uma leitura inspiradora para aprimorar-se na questão é o livro Ted Talks, de Chris Anderson, presidente do Ted. A obra apresenta um método para quem deseja gerar impacto e para quem também quer utilizar o formato Ted de Comunicação.

Quem desejar, pode ainda assistir ao vídeo sobre o tema que fiz para quadro Minha Carreira, que apresento na @seculo21. Confira no link: https://www.youtube.com/watch?v=xJTRDOwNK-Y&feature=youtu.be

Compartilhe suas dúvidas comigo, e se tiver alguma dica de leitura ou atividades para aprimorar o tema, deixe seu comentário. Será um prazer conhecer e trocar informações.


Sucesso e bons negócios!

Carla Falcão


Sobre Carla Falcão


Especialista em mídias sociais, LinkedIn, Carreira e Negócios, Carla Falcão, que também é palestrante, há sete anos orienta executivos de alta gerência a usar essas ferramentas para reforçar e incrementar a vida profissional e o empreendedorismo. Publicitária, tem no currículo mais de 400 Workshops, palestras e aulas realizadas e mais de 4 mil alunos treinados em cursos individuais, em grupos ou nas empresas em formato InCompany; faz mentoria em Carreira para o Sebrae-SP;


Empreendedora, quando a maternidade chegou, em 2014, abraçou novas frentes de trabalho e desde então, em paralelo à atividade anterior, é também consultora para novas mães "relutantes" a respeito da sequência da vida profissional. É idealizadora da rede Social Mom, que conecta mães que já empreendem ou querem iniciar algo. O grupo fomenta cursos, congressos e ajudam mulheres a gerar negócios.


Na M1 Alta Gerência, em Campinas-SP, orienta executivos de cargos de diretoria para reforçar e incrementar a vida profissional e o empreendedorismo.


Em 2018, lançou como coautora o livro "Mulher: desperte o poder que há em você", A publicação traz 10 histórias inspiradoras de sucesso, que abrem caminho para a libertação e a felicidade de milhares de pessoas por meio do autoconhecimento. Os direitos autorais da obra são 100% revertidos para o Instituto Nação de Valor.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.