Header Ads

‘CAMINHOS POSSÍVEIS’ CONVIDA A REFLETIR SOBRE INSERÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE

 Exposição fotográfica em homenagem ao Dia da Consciência Negra é uma metáfora sobre os desafios vencidos e a esperança de um futuro sempre melhor

AMANHECER DA NOTICIAS

A exposição fotográfica "Caminhos Possíveis" convida a todos a uma reflexão sobre a inserção do negro na nossa sociedade e sugere um olhar mais empático, em nome de um universo em que as diferenças não sejam discriminadas, mas valorizadas. O ensaio fotográfico em homenagem ao Dia da Consciência Negra teve como cenário a Estação Luz da CPTM e a Estação Sumaré do Metrô. O projeto, é uma parceria da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) com a Prefeitura de São Paulo e realização da Linha da Cultura do Metrô.


Nesse trabalho, a fotógrafa Carla Cruz constrói uma metáfora visual entre o transporte que liga pontos e a trajetória da população negra, para falar das vitórias conquistadas até aqui, com um olhar otimista em relação ao futuro. "O transporte público te leva de um ponto a outro e aqui a ideia é usar essa imagem da locomoção no sentido de honrar e valorizar todas as vitórias conseguidas, sem esquecer que o caminho pela frente ainda é longo, mas é possível, como diz o título da exposição", comentou Carla.


Participaram desse ensaio fotográfico mulheres e homens negros que têm se dedicado à luta por igualdade racial, com mais espaço, mais representatividade, mais reconhecimento. Seguindo as normas do transporte público em São Paulo, os registros foram feitos com máscara de proteção.


Sobre os participantes:


- Abílio Ferreira - jornalista e um dos líderes em defesa do Memorial dos Aflitos


- Ana Beatriz Prudente - consultora em empreendedorismo e economia criativa


- Cesar Hostil - Produtor musical, CEO da gravadora #QGHOSTIL e membro do projeto internacional Barras Maning Arretadas


- Egbomi Conceição Reis de Ogum - autoridade religiosa


- José Vicente - reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares


- Padre José Enes de Jesus - Liderança religiosa


- Sheila de Carvalho - advogada especialista em Direitos Humanos, recebeu em 2020 o prêmio MIPAD - Most Influential People of African Descent - de reconhecimento às pessoas negras mais influentes do mundo concedido pela ONU


Sheila Ventura Pereira - assistente social, Coordenadora da Associação Pró-Falcêmicos (Aprofe) e presidente do FOPPES, Fórum dos Portadores de Patologias do Estado de São Paulo


Sobre a fotógrafa - Carla Cruz, de 33 anos, começou a fotografar em 2015. Registrar o mundo através da lente da câmera foi o caminho escolhido para deixar para trás um processo de depressão que teve início com a perda de uma irmã e de um irmão mais velhos. O foco na cultura afro-brasileira levou essa paulistana para a Umbanda e para o Candomblé e Carla se tornou fotógrafa de terreiro, tendo feito já duas exposições sobre o tema. Nesse novembro de 2020, ela traz seu olhar e sua sensibilidade para o ensaio fotográfico "Caminhos Possíveis", para registrar a esperança de um amanhã sempre melhor.


Secretaria dos Transportes Metropolitanos - A STM cuida (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.


Serviço:


Exposição fotográfica "Caminhos Possíveis"


Local: Estação República - Linha 3-Vermelha do Metrô


Data: 20/11/2020 a 10/01/2021

 Produção de óleos hidratantes naturais incentiva a economia da comunidade Kalunga na Chapada dos Veadeiros

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.