Header Ads

AEF-Brasil lança livro que marca trajetória de 10 anos da Estratégia Nacional de Educação Financeira

 A obra será lançada durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece de 23 a 29 novembro, e foi escrita por quem colaborou para desenvolver e executar projetos e ações para tornar o Brasil uma nação financeiramente educada

AMANHECER DA NOTICIAS

Lançada em 2010, a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, trata-se de uma política pública que tem a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. Seu principal foco de atuação é a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país. E para marcar esta importante data, a superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), professora doutora Claudia Forte, organizou o livro Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) - Em busca de um Brasil melhor.


A publicação registra o legado da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010) ao longo dos últimos dez anos, traz os marcos regulatórios e as boas práticas da rede de educação financeira, projeto desenvolvido e executado pela AEF-Brasil em parceria com as universidades federais de Itajubá (MG), Fronteira do Sul (RS), Tocantins e Paraíba e as respectivas secretarias de educação daqueles estados. O lançamento do livro será durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece de 23 a 29 de novembro e terá como tema "Resiliência financeira: como atravessar a crise?" e vai concentrar ações gratuitas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal de entidades públicas e privadas.


"No livro há relatos sobre a experiência na formação dos professores da rede pública dos ensinos médio e fundamental formado pelas universidades participantes da rede e, os cases descritos, revelam uma vasta gama de experiências na formação de docentes, bem como o conhecimento sobre como os professores capacitados pelas universidades levam o tema da educação financeira no contexto de suas disciplinas em sala de aula, para o chão da escola e com reflete na comunidade de entorno", explica Claudia Forte.


Dividida em 9 capítulos, a obra da Riemma Editora possui 294 páginas e teve a apresentação escrita por Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da AEF-Brasil.


Para fazer gratuitamente o download do livro, basta acessar a partir de 23 de novembro o site www.aefbrasil.org.br.


Sobre a AEF-Brasil


A AEF-Brasil - Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) atua desde 2012 em duas grandes frentes: desenvolvimento de tecnologias sociais e capacitação para professores no Tocantins ao tema da educação financeira e em todo o País. Em sua primeira atuação (de 2012 a 2019) teve como foco o cumprimento do convênio estabelecido pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) na execução da Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e, a partir de 2020, de forma independente, na promoção de ações da temática para os mais diferentes públicos, sobretudo para a rede pública de professores do Brasil. O principal foco de atuação é a promoção, fortalecimento e disseminação da causa da educação financeira.


A instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro mais saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão a capacitação para os professores dos ensinos fundamental e médio, além de projetos com foco em adultos vulneráveis economicamente, com foco nas mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e aposentados com renda de até dois salários-mínimos. Todos os programas foram desenvolvidos e testados junto aos respectivos públicos-alvo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.