Header Ads

Com ajuda da Samsung, startup desenvolve joystick inclusivo da Galinha Pintadinha em app que ajuda na alfabetização

 Olivas, acelerada no Batch #4 do Creative Startups, criou controle no formato da personagem infantil para game que promove educação e entretenimento também para crianças com dificuldade motora

AMANHECER DA NOTICIAS

 A Olivas, startup de Campinas (SP) acelerada pela Samsung no Batch#4 do Creative Startups, oferece um controle exclusivo e um jogo para smartphones e tablets que torna a alfabetização mais intuitiva e inclusiva, com a ajuda da Galinha Pintadinha, sendo opção que alia tecnologia e acessibilidade. O joystick pode ser utilizado por crianças com dificuldade motora, sendo uma rara alternativa em meio a games e atividades eletrônicas comumente produzidos sem essa capacidade de inclusão.


Atualmente, o Samsung Creative Startups encontra-se no Batch#5, tendo selecionado para a última fase do programa 14 startups de sete cidades diferentes (Manaus/AM, Florianópolis/SC, Londrina/PR, São Paulo/SP, Campinas/SP, São Caetano do Sul/SP e Itajubá/MG) e contemplam áreas como saúde, segurança, educação digital, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e controle parental. Desde a primeira edição, em 2016, 45 startups foram aceleradas.


O programa é um dos pilares de atuação da empresa nas áreas de inovação, responsabilidade social e capacitação de pessoas e identificou na Olivas potencial para transformar a sociedade com uma tecnologia capaz de quebrar barreiras e promover educação e entretenimento para todas as idades.


A Olivas desenvolveu o Controle Kids sem fio, que pode ser conectado através de bluetooth a qualquer tablet ou smarphone com sistema operacional Android a partir do 4.4 (kitkat). O controle é 100% compatível ao Galinha Pintadinha Letrinhas, game que já teve mais de 100 mil downloads e também foi criado pela startup ao ser acelerada pela Samsung.


O joystick faz com que o jogo seja acessível para um número muito maior de crianças. Um simples movimento com as mãos é suficiente para participar do jogo, bem diferente das atividades mais comuns em games para celular e smartphones. Basta apertar o Controle Kids para a galinha saltar em busca das letras indicadas, o que torna a brincadeira intuitiva (veja o vídeo com o funcionamento do dispositivo). A tecnologia promove educação e entretenimento com inclusão e diversão ao colaborar com a alfabetização.


"É emocionante ver a reação dos pais e das crianças com dificuldade motora utilizando um brinquedo desenvolvido para que todos possam usar. Nossa missão é encontrar soluções atraentes e possíveis a todas as crianças. Promovemos inclusão com um personagem popular como a Galinha Pintadinha, sempre se baseando em conceitos pedagógicos de materiais didáticos. A Galinha Pintadinha atua como uma personagem na tela e, como o joystick tem o formato da personagem que aparece na tela, fica estabelecida uma interação atrativa para todas as crianças", disse Felipe Bombacini, fundador da Olivas.


As empresas selecionadas para participar do Creative Startups contam com um pacote de serviços e conveniências, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, além da infraestrutura, dos serviços tradicionalmente oferecidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos e até R﹩ 200 mil, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática.


"Com a inovação em seu DNA, a Samsung incentiva o uso da criatividade por meio da tecnologia. Por isso, o Creative Startups é um caso de sucesso em escala nacional. O programa oferece capacitação para startups que busquem soluções capazes de melhorar a sociedade, como é o caso da Olivas. A participação no Creative Startups é sempre o início de um relacionamento que se estende para que a startup atinja seu potencial de transformação social", declarou Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.


 Outubro Rosa: exame indica suscetibilidade genética a câncer de mama e pode ajudar a modular genes

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.