Header Ads

Carrefour, em parceria com a Green Eletron, oferece 14 novos coletores para a reciclagem de eletroeletrônicos

 Iniciativa marca a ampliação da parceria com o objetivo de fortalecer a logística reversa junto aos consumidores

AMANHECER DA NOTICIAS

Em parceria com a Green Eletron, principal gestora de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas do Brasil, a rede de supermercados Carrefour acaba de instalar novos coletores para o descarte ambientalmente correto do lixo eletrônico em 14 hipermercados da rede. Chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), os coletores estão espalhados nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Diadema, Campinas, Santo André, Sorocaba, São José dos Campos e Santos.


Desde 2008, o Carrefour investe e acredita na importância de utilizar os recursos disponíveis da forma mais eficiente possível. A rede já possibilitava aos seus clientes a reciclagem de pilhas pela logística reversa e, atualmente, possui 136 lojas Hiper e Bairro com o programa espalhadas por 14 estados brasileiros, como parte do Green Recicla Pilha. No segundo semestre de 2019, expandiu sua parceria com a gestora sem fins lucrativos para oferecer também a coleta de aparelhos eletroeletrônicos de uso doméstico. Inicialmente, foram instalados coletores deste tipo nos hipermercados do Guarujá e na Marginal Pinheiros, em São Paulo, que, em suas instalações, já recolheram 738 kg de resíduos deste tipo nos últimos 13 meses.


De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o varejo é parte fundamental da logística reversa de produtos colocados no mercado, permitindo que a população tenha acesso ao sistema de reciclagem. "Com o apoio do comércio, a reciclagem desse tipo de resíduo torna-se mais próxima do consumidor que pode fazer o descarte correto em locais de fácil acesso", explica Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.


"A economia circular é um dos pilares de sustentabilidade do Carrefour. A reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos de uso doméstico e pilhas evita que os aterros sanitários recebam estes produtos, preservando o meio ambiente, promovendo a reutilização dos materiais e a logística reversa, além da geração de empregos", avalia Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.


A rede encerrou o ano de 2019 com 312 estações de logística reversa e 115 estações de reciclagem nas lojas, com coleta de mais de 46 toneladas de resíduos.


Além de instalar PEVs em locais de grande circulação, a Green Eletron faz o transporte, desmontagem e a destinação correta dos aparelhos descartados. "Queremos ampliar a conscientização das pessoas de como esse descarte deve ser feito. Parabenizamos o Carrefour por somar forças na causa sustentável e convidamos outras companhias a aderirem", destaca Brescansin.


De acordo com relatório divulgado pela Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace) e pela Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, anualmente, o Brasil descarta mais de dois milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% desse número é reciclado. Além disso, somos o país que mais produz esse tipo de lixo na América Latina e o quinto no mundo. Por isso, iniciativas como a do Carrefour e Green Eletron se tornam essenciais.


No estado de São Paulo, existem 262 coletores em pontos estratégicos e podem ser descartados celulares, notebooks, tablets, impressoras, eletroportáteis em geral, chuveiros, pilhas, baterias, entre outros. Lâmpadas e equipamentos da linha branca não devem ser depositados nos Pontos de Entrega Voluntária da Green Eletron, no entanto, o Carrefour possui 74 lojas Hiper e Bairro em 13 estados com coletores para essa finalidade.


14 de outubro: Dia do Lixo Eletrônico

Para gerar conscientização sobre o tema, o Carrefour preparou uma promoção para incentivar seus clientes a descartarem corretamente seus celulares que não funcionam mais. Entre os dias 12 e 17 de outubro, os consumidores que trocarem seus aparelhos na compra de um novo da família Samsung Galaxy S20 ganharão um desconto de até R﹩100 no valor do celular. Esta promoção é válida em todos os hipermercados da rede.


Novos pontos de coleta Carrefour

Veja a lista de novos coletores que foram inaugurados no último mês. Todos os pontos de descarte também podem ser acessados pelo site: http://www.greeneletron.org.br/localizador


Carrefour São Paulo - Pirituba

Carrefour São Bernardo do Campo

Carrefour Guarulhos - Benjamin Harris

Carrefour Guarulhos - Dutra

Carrefour Diadema

Carrefour Santo André

Carrefour Campinas - Vila Brandina

Carrefour Campinas - Valinhos

Carrefour São José dos Campos

Carrefour Santos - Boqueirão Eldorado

Carrefour Sorocaba - Norte

Carrefour São Paulo - Imigrantes

Carrefour São Paulo - Raposo Tavares



Sobre a Green Eletron

A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos. A organização sem fins lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/10 PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos.


A Green Eletron criou um sistema coletivo para realizar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio do "lixo eletrônico" para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.


Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 690 pontos de vendas. Com faturamento de R﹩ 62,2 bilhões em 2019 e mais de 87 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 325 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2019, a receita global da companhia totalizou € 80,7 bilhões.

 Viajar de graça após a pandemia: é possível e o cadastro é gratuito até o dia 20 de Novembro CEBRAC criou concurso cultural em que o premiado(a) faturará 14 mil reais para viajar com acompanhante após a pandemia e/ou poderá usar o recurso para trazer familiares

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.