Header Ads

EMS promove exposição inédita em aplicativo lançado pelo Museu do Ipiranga em celebração ao mês da Independência

 Público poderá acompanhar por aplicativo a "Exposição em pílulas" - mostras por dois ambientes do tradicional Museu paulista, conhecendo obras e registros históricos sem sair de casa


AMANHECER DA NOTICIAS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil e um dos patrocinadores do projeto de restauro e modernização do Museu do Ipiranga, promove a "Exposição em pílulas", uma experiência virtual, disponível a toda a população durante o mês da Independência do Brasil, como uma forma de dar acesso ao espaço mesmo com ele fechado e em reforma. As mostras, inéditas, estão dentro de uma plataforma online criada pelo Museu para levar o visitante a um passeio em 3D pelos jardins e pela fachada do edifício histórico. Em uma das mostras, intitulada "Personagens da Independência", há um acervo de quadros de personagens significativos desse período da História do Brasil, como Dona Leopoldina e Joaquim Lima e Silva; o outro cenário, "Dirigíveis de Santos Dumont", contempla uma viagem aérea aos jardins e a um acervo pouco conhecido do Museu, mostrando como esse brasileiro já pensava à frente de seu tempo.


A exposição faz parte da campanha Ecos do Ipiranga, que o Museu do Ipiranga promove para comemorar o Dia da Independência do Brasil. Dentro do aplicativo, além de passear pelos ambientes em 3D, também será possível participar de quiz sobre curiosidades do Museu, jogar minigames e conhecer algumas características da fachada do edifício. É possível escolher entre oito avatares com variações de gênero, idade e etnia, além de diversas opções de roupas. O Museu do Ipiranga Virtual surge das pesquisas realizadas pelo EACH - USP em parceria com o Museu e tem apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP.

O aplicativo pode ser acessado pelo e http://museudoipirangavirtual.com.br/ e em breve nas lojas de aplicativos para Android e iOS. A expectativa é atingir mais de 10 milhões de pessoas com essa ação até o final do mês.

Passeio virtual

Desenvolvido todo em 3D, o programa permitirá que o visitante se mova por meio de um personagem e se sinta de fato dentro do Museu do Ipiranga. A sala percorrida e as obras lá disponíveis têm tamanho proporcionalmente fiel ao original e podem ser ampliadas e apreciadas "de perto". Além disso, os quadros, selecionados por uma curadoria do próprio Museu, trazem informações em texto e áudio.


O passeio pelo icônico jardim de estilo francês, projetado no início do século XX, se dá em um balão com uma visita aérea às imagens de cada um dos dirigíveis expostos e a dados sobre eles e sobre o patrono da aviação brasileira.


"Estamos celebrando o 7 de setembro dando acesso a duas exposições incríveis, mesmo com o museu fechado a visitantes. Para nós, é um prazer poder proporcionar esse incentivo à cultura para a população por meio da junção da história do nosso país com algo inovador, como essa ferramenta em 3D especialmente confeccionada para a ocasião. Estamos muito felizes e satisfeitos com mais essa iniciativa envolvendo o Museu do Ipiranga", afirma Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.


"Entendemos o investimento na cultura como parte indissociável de nossa responsabilidade social e ficamos honrados em ser parceiros de um museu tão reverenciado e relevante para a população brasileira", completa Josemara.


EMS consolida trajetória de apoio a ações culturais


O laboratório apoia a cultura brasileira e investe em projetos diversos nessa área, incluindo teatro, música, literatura, museus, fotografia, exposições temáticas, concertos nacionais e internacionais. Além de ser uma das patrocinadoras do projeto de revitalização do Museu do Ipiranga, que será entregue à população em 2022, a empresa é parceira do Museu do Futebol em 2020 e do MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo desde 2013. Além disso, é mantenedora, pelo oitavo ano consecutivo, do Mozarteum Brasileiro, uma das mais conceituadas associações culturais do País. Já foi patrocinadora de apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O laboratório também já patrocinou os espetáculos da Broadway no Brasil "O Fantasma da Ópera", "A Noviça Rebelde", "Les Misérables" e "Mudança de Hábito", além das grandes produções "Chacrinha, o Musical" e "Hebe, o Musical".


Serviço


O projeto "Exposição em Pílulas" estará disponível em


museudoipirangavirtual.com.br de 7 a 30 de setembro de 2020. Para ter acesso à visita, é preciso realizar um pré-cadastro com e-mail e senha.


Sobre a EMS


Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 14 anos consecutivos, pertencente ao Grupo NC. Com mais de 55 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos - considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. A EMS exporta para mais de 40 países - http://www.ems.com.br .


Museu do Ipiranga - USP


Fechado para reforma desde 2013, o Museu do Ipiranga da USP seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro do ano passado, e a expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br .


O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Grupo Sercom abre inscrições para 300 vagas em diversos cargos de operações

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.