Header Ads

Instituto Família Barrichello comemora 15 anos transformando vidas

 Por meio do esporte e do desenvolvimento humano, mais de 16 mil pessoas já foram assistidas pelos projetos destinados para crianças, jovens e idosos

AMANHECER DA NOTICIAS

O Instituto Família Barrichello (IFB) - idealizado pelo piloto Rubens Barrichello - completa 15 anos promovendo a educação e o desenvolvimento humano por meio do esporte, atuando em diferentes frentes de trabalho com projetos que abrangem desde as crianças até os idosos para promover o resgate de valores e combater a desigualdade e a exclusão social empoderando e fortalecendo a sociedade. "Nesses 15 anos, foram mais de 16 mil pessoas que passaram pelos nossos projetos e que, graças ao IFB, puderam construir um futuro mais digno", comenta William Boudakian, Diretor Executivo do Instituto.


Quando se fala em transformar vidas, cada pessoa atendida tem uma história de superação, como a do Alan Braga, que na infância frequentou o Casa do Zezinho, um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) localizado no Capão Redondo, São Paulo. Lá, ele participou de um dos projetos esportivos do Instituto e decidiu cursar a faculdade de Educação Física.


Mas, para ele, o projeto mostrou muito mais do que uma carreira. "Foi onde percebi que tinha aptidão para liderança, a ter paciência, a saber ganhar e perder. Aprendi a ouvir e a esperar o momento certo para cada coisa, conheci exemplos de profissionais e pessoas que carrego para minha vida e espelhei para minha vida profissional", comenta.


Hoje, Alan é professor e um dos seus empregos é como gerente de serviço social em um CCA, atendendo crianças dos atuais projetos do IFB na mesma região que ele cresceu e se sente realizado em poder retribuir todo o apoio que recebeu. "Tenho um carinho gigante por esse projeto, porque eu vivi na pele o poder de transformação do esporte. Eu tinha tudo para ‘dar errado’, o bairro e o contexto social em que vivemos não nos dão oportunidade, mas o esporte me deu."


Para Rubinho, o balanço dos 15 anos é muito positivo "Tenho certeza de que as nossas metas foram superadas. Se com todo nosso esforço, uma vida foi transformada, já estaríamos felizes, mas sabemos que, assim como o Alan, milhares de crianças, jovens e idosos foram alcançados e hoje têm um novo rumo e novos sonhos."


Para os próximos anos, o IFB quer ampliar o trabalho nos territórios que atua e em novas regiões do país, visando ofertar mais oportunidades para as famílias de baixa renda, disseminar sua metodologia para outros educadores e levar conhecimento para outras organizações do Brasil.


Sobre o Instituto Família Barrichello

O Instituto Barrichello, criado pelo piloto Rubens Barrichello, nasceu em 2005 como entidade sem fins lucrativos, para combater à desigualdade e a exclusão social. Desenvolve projetos inovadores capazes de provocar impacto social e mudanças de comportamento bem como gerar novas possibilidades sociais, contribuindo para abrir horizontes de crianças, adolescentes, jovens e idosos. A direção está focada na promoção da ética, da cidadania e do fortalecimento dos vínculos e valores familiares e comunitários. Atuando em rede com organizações sociais, movimentos e escolas públicas localizadas em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica, o Instituto Barrichello temos o Esporte, a Atividade Física e o Brincar como ferramenta de transformação que promove educação, desenvolvimento humano e gera qualidade de vida. Hoje, beneficiamos mais de 3 mil pessoas semanalmente em 4 projetos, alcançando 25 núcleos em São Paulo, além de 4 em Mogi Mirim, totalizando 31. Mais de 16 mil pessoas de todas as idades já foram atendidas pelos projetos do Instituto Família Barrichello nesses 15 anos de atuação.

 Estudo mostra possíveis impactos das mudanças climáticas e do desenvolvimento econômico na demanda por água potável até 2040

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.