Header Ads

Webinar gratuito debate governança corporativa e compliance para as filantrópicas

Atividade, que acontece em 30 de junho, é realizada pela Universidade Corporativa FONIF, cujas ações visam contribuir para tornar a gestão das instituições do setor mais eficiente e profissionalizada


AMANHECER DA NOTICIAS

A adoção de boas práticas de governança e de políticas de compliance bem definidas são fundamentais para garantir uma gestão eficiente e aumentar a credibilidade das organizações de um modo geral. Para as entidades do terceiro setor, esses dois pontos são particularmente importantes, a fim de garantir que sua atuação seja reconhecida pela transparência, responsabilidade organizacional e clareza nas prestações de contas, fortalecendo sua reputação junto à sociedade.

Para contribuir com as instituições nesse desafio, o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), por meio da Universidade Corporativa FONIF, realizará no dia 30 de junho, às 17h, o webinário "A importância da Governança Corporativa e Compliance para as Filantrópicas e Instituições do Terceiro Setor".

O webinário contará com a participação de Dr. Custódio Pereira, presidente do FONIF, Dr. Antônio Jacinto Caleiro Palma, advogado especializado em direito empresarial e presidente do conselho administrativo do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), e Dr. Wilson Carnevalli Filho, graduado e mestre em administração de empresas pela FGV-SP, associado e professor nos cursos do IBGC (Instituto Brasileiro Governança Corporativa).

"Colaborar no desenvolvimento e aprimoramento do setor filantrópico é um dos pilares de atuação do FONIF, por isso, criamos a Universidade Corporativa, para promover ações como essa, que ajudem a melhorar e profissionalizar a gestão de nossas instituições, de modo a minimizar a incidência de erros administrativos que possam afetar a credibilidade do setor como um todo, levando-o assim ao cumprimento efetivo de sua missão", comenta Dr. Custódio Pereira.

Na Universidade Corporativa FONIF, que oferece diferentes atividades voltadas à realidade do setor filantrópico brasileiro, é possível ter acesso a cursos, workshops, seminários e palestras, ministrados à distância, que auxiliam os profissionais a se prepararem para os desafios do setor. As atividades são voltadas a dirigentes, gestores, assessores jurídicos, fornecedores e parceiros, além de profissionais da área técnica e administrativa, e voluntários.

As inscrições podem ser realizadas no  site do FONIF.


Sobre o FONIF

O FONIF - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento e a defesa de interesses das entidades filantrópicas que atuam no Brasil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Constituído legalmente em 2015, o FONIF foi fundado a partir da reunião de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, que se uniram para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades. Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF foi a realização da pesquisa "A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil", desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners entre 2015 e 2016, com uma nova versão lançada em 2019. O estudo aponta que, para cada R$1,00 oferecido pelo Estado como imunidade fiscal às filantrópicas, há um retorno de R$7,39 em benefícios entregues à sociedade. Dados mostram ainda que 80% da população brasileira está em municípios cobertos por serviços de instituições filantrópicas e que o setor emprega cerca de 2,3 milhões de pessoas. Mais informações sobre o FONIF e a pesquisa podem ser obtidas no site da entidade: www.fonif.org.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.