Header Ads

Livros infantis gratuitos para ler com as crianças na quarentena

Obras estão disponíveis online e podem ser lidas de graça; livros também têm uma versão contada


AMANHECER DA NOTICIAS

A literatura sempre foi uma forma de entreter e ensinar os pequenos - mesmo que na prática tenha perdido espaço para os jogos eletrônicos e desenhos via streaming. Em tempos em que as crianças não podem sair para a rua, ler e ouvir histórias é uma maneira garantida de diversão dentro de casa. O fantástico mundo dos livros desenvolve o conhecimento e a imaginação, além de ser um bom momento para a criançada se concentrar e deixar de lado a agitação do dia a dia.

Para ajudar os pais e responsáveis nesta tarefa, a escritora Lori Alice Gressler disponibilizou 13 obras infantis para crianças a partir de cinco anos. As histórias abordam a vida rural, evocando a fauna e flora (especialmente do Mato Grosso do Sul, onde a autora vive), além de apresentar de forma lúdica diversos sentimentos e elementos da cultura brasileira, como as tradições do campo, imigração, geografia, ciências e histórias da infância da autora.

As histórias podem ser lidas ou assistidas (em gravações contadas pelo ator Marcelo Dusi). Bom divertimento!


Confira a descrição das obras

O monstro que comia números

Um Velho Sábio Polonês, com a ajuda de um monstro que come números, mostra o valor da Matemática para as crianças.

A família da galinha Bibica

A história valoriza o respeito às diferenças individuais, a inclusão, a solidariedade e o companheirismo. O livro é ilustrado com fotografias e apresenta a atividade Caça-Palavras, em que o leitor poderá identificar 26 nomes de aves mencionadas no texto da história.

A mochila falante

Livros didáticos ganham vida em uma mochila e conversam sobre a importância de cada um e o futuro de todos.

As aventuras de Tufão

O cão Tufão passa por poucas e boas após sua dona ter que deixá-lo. Nas andanças, conhece o campo, a floresta, outros animais e enfrenta alguns perigos.


Os dinossauros de minha avó

Uma avó com poderes mágicos mostra aos netos que dinossauros ainda existem. O livro traz informações sobre pegadas de dinossauros no centro-oeste brasileiro.


Lembranças do meu avô

Um avô criativo, atencioso e amoroso, que está presente para os netos mesmo quando se torna "invisível".


O mistério do violino

Um velho professor, o amor pela música e um misterioso violino marcam a vida de um menino adotado, apresentando uma grande surpresa.


O Louro e o Gavião

Um papagaio é salvo após o ataque de um gavião e aprende a falar "socorro". E é com essa palavra que ele vai salvar seu inimigo.


O gigante e as sementes

Um gigante e uma amorosa avó ensinam sobre o impacto do ser humano e a importância de se preservar o meio ambiente.


Se os objetos falassem

Os objetos magicamente ganham voz e reclamam das dificuldades que enfrentam ao viver em uma casa.


O dia em que as crianças perderam a memória

Com uma experiência diferente, uma professora mostra a seus alunos a importância de estudar e preservar a História.


As lições da natureza

Em uma conversa entre árvores, um sábio jatobá explica a importância da solidariedade na natureza como forma de preservação.


O amigo quase invisível

Com a ausência dos pais, Vinicius recebe a visita de se amigo quase invisível, o Tofuzinho, e aprende sobre saudade com um livro mágico.

Sobre a autora

Os livros são de autoria da pedagoga gaúcha e doutora em educação, Lori Alice Gressler. Até os dez anos, viveu com os pais na "roça" como diz. Estudou em escola multisseriada, na zona rural. Com muita determinação e disciplina, sempre procurou oportunidades de crescimento e de aperfeiçoamento. Foi professora na Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Estadual de Mato Grosso e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Além dos livros infantis, é também autora de diversos livros didáticos. Após se aposentar, voltou a trabalhar com a família na atividade agropecuária.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.