Header Ads

Informação e cuidados intensivos são essenciais para evitar a COVID-19

Apesar da flexibilização da quarentena, continua sendo essencial sair de casa apenas quando necessário


AMANHECER DA NOTICIAS

A quarentena tem sido flexibilizada na maioria das cidades brasileiras e algumas cenas, como filas em porta de lojas ou para entrar em shoppings, preocuparam as autoridades médicas nas últimas semanas. Para a especialista em Saúde Pública e Infectologista Paula Carnevale, coordenadora do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi em São José dos Campos, é necessário que a população entenda o risco iminente da Covid-19. "A taxa de contágio permanece elevada. Ainda não sabemos ao certo quem desenvolverá a forma grave da doença e não há tratamentos específicos disponíveis. Até que uma vacina seja desenvolvida, a melhor proteção é a prevenção".

Na prática, a médica explica que o ideal é que as pessoas saiam de casa apenas para trabalhar, quando o home office não é uma opção. "Ainda orientamos a população a manter o distanciamento social, a não realizar encontros familiares, festas e reuniões presenciais. Esta recomendação é importante principalmente para aqueles que precisam trabalhar fora de casa, pois tem maior risco de contraírem a COVID-19 e, muitas vezes, assintomáticos, podem transmitir o vírus para outras pessoas, que podem ter a forma grave da doença", enfatiza a médica.

Se possível, realize suas compras por delivery, mas se precisar ir ao supermercado ou a alguma loja, tome todos os cuidados necessários. A seguir, a especialista explica como deve agir em diferentes ambientes e situações:


Trabalho presencial

- Lave as mãos ou higienize-as com álcool gel a 70% com frequência
- Utilize a máscara durante todo o dia, lembrando de trocá-la a cada 2 horas. Não toque a máscara nem leve as mãos aos olhos.

- Ao retirar a máscara, puxe-a por trás, pelos elásticos, sem tocar no corpo da máscara. Guarde a máscara suja em uma necessárie ou um saco bem vedado. Higienize as mãos antes de colocar a máscara limpa.

- Tente manter distância de 1,5m. de seus colegas, inclusive nos momentos de distração.

- Leve comida de casa, assim como os demais lanches para os intervalos, evitando sair para comprá-los.

Supermercados, padarias, açougues, farmácias e demais serviços essenciais:
- Utilize a máscara durante toda a permanência na loja.

- Não leve as mãos no rosto.

- Evite ficar próximo das pessoas nos corredores e nas filas, respeitando a distância de 1,5m.

- Coloque as compras no porta-malas.

- Higienize as mãos com álcool gel antes de entrar no carro.

- Ao chegar em casa, tire os sapatos antes de entrar.

- Higienize os produtos comprados com água e sabão ou álcool em gel 70% antes de guardá-los.

- Retire a máscara com os mesmos cuidados e a lave antes de usar novamente.


Lojas de roupas e sapatos

- Utilize a máscara durante a permanência na loja.

- Higienize as mãos antes de tocar nas peças de roupas. Lembre-se: outras pessoas também tocarão nelas e a prevenção não é apenas para você.

- Procure respeitar a distância de 1,5m das demais pessoas e vendedores.

- Prefira não provar roupas nas lojas, pois os provadores podem aumentar o risco de contaminação por não serem adequadamente ventilados e não haver higienização adequada entre um cliente e outro. O vírus pode permanecer na maçaneta, nos cabides e outros mobiliários.

- Se puder, espere por pelo menos três dias para provar as roupas em casa. O coronavírus foi identificado em tecido até 72 horas depois do contato..

Academia do prédio

Prefira praticar atividades físicas em casa ou ao ar livre, sempre de máscara. Mas caso vá à academia do condomínio:

- Use máscara.

- Limpe cada equipamento com álcool 70º antes e depois da utilização.

- Dê preferência para utilizar a academia quando ela estiver vazia.

- Coloque as roupas e máscara para lavar após retornar para casa.

Transporte Público

- Utilize a máscara e não toque o rosto durante todo o percurso.

- Na fila, fique distante dos demais passageiros.

- Ao passar pela catraca, limpe o bilhete com álcool 70º antes de guardá-lo na bolsa ou carteira.

- Evite colocar seus pertences no chão. Caso isso ocorra, não se esqueça de higienizá-los assim que possível.

- Caso alguém ao seu lado apresente sintomas, como tosse, mude de lugar.

- Ao descer do ônibus, higienize as mãos imediatamente com álcool em gel.

Apesar dessas medidas serem bastante eficazes, vale ressaltar que ainda assim há riscos. Portanto, a medida mais eficaz continua sendo o distanciamento social. "Sabemos como enfrentar esse período tem sido difícil, em especial ficar longe dos amigos e familiares, mas precisamos pensar que, quanto mais distantes ficamos nesse momento, mais protegeremos aqueles que amamos e mais rápido poderemos voltar às atividades e rotina de vida anteriores. Do contrário, vamos ficar indo e vindo da quarentena e, infelizmente, perderemos muito mais vidas", conclui.

*Paula Carnevale é especialista em Saúde Pública, doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo, mestre em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo, onde também formou-se médica. Atualmente é coordenadora do curso de Medicina do câmpus São José dos Campos da Universidade Anhembi Morumbi.


A docente está disponível para entrevistas sobre o tema por meios digitais.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online.
São oferecidos programas de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito câmpus estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba.
A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Outras vantagens: a titulação internacional, que permite ao estudante o acesso a certificação do Brasil e de uma instituição no exterior e o Anhembi Carreiras (http://carreiras.anhembi.br), um portal de empregabilidade da Universidade Anhembi Morumbi com serviços de preparação para o mercado de trabalho e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da trajetória profissional.

Sobre a Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições, em oito estados brasileiros, e cerca de 309 mil alunos e polos em diversos locais do país na modalidade de educação digital. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD.br.

Sobre a Laureate International Universities

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online, em mais de 150 campi, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, que significa estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade é beneficiada. Saiba mais em: http://www.laureate.net

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.