Header Ads

Braskem se une a pequenos agricultores para apoiar o escoamento da produção no campo

A companhia comprou uma tonelada de hortaliças e legumes de produtores impactados pela redução nas vendas e dificuldades logísticas durante a pandemia; alimentos foram distribuídos nas comunidades onde a empresa atua


AMANHECER DA NOTICIAS

 O distanciamento social imposto pelo novo coronavírus trouxe uma série de dificuldades para pequenos produtores rurais da região da metropolitana de São Paulo escoarem suas produções, existindo, inclusive, casos onde as culturas foram destruídas. Consciente de seu papel na sociedade e empenhada em contribuir para a redução do desperdício de alimentos, a Braskem se uniu aos agricultores para viabilizar, por meio da doação de verduras, a conexão entre os produtores e comunidades nas quais está inserida.

Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, explica que a companhia tomou conhecimento do gargalo de distribuição da produção rural a partir da imprensa, que noticia o tema desde abril. De acordo com o executivo, uma segunda fase da ação, que doará mais uma tonelada de alimentos, está prevista para ser realizada em breve e pode abranger outros municípios de São Paulo.

"Estamos vivendo uma situação desafiadora e temos certeza que a única forma de a enfrentar é por meio da união. Esta ação reflete nosso propósito de colaborar com a sociedade, nos tornando ponte para viabilizar a doação da produção dos agricultores que têm sido impactados para as comunidades onde atuamos", explica.

O cinturão verde da região metropolitana de São Paulo abriga cerca de sete mil produtores rurais, que respondem por, em média, 25% do abastecimento nacional de verduras e até 90% do que é consumido na capital paulista. Por conta do distanciamento social para enfrentamento à covid-19, que fechou bares, restaurantes e diminuiu o fluxo de pessoas nos comércios, parte da produção acabou não sendo escoada.

Nesta primeira fase da ação, a companhia comprou uma tonelada de verduras e legumes que estavam sem destino para distribuição em comunidades onde atua, beneficiando cerca de 1.000 famílias nas cidades Santo André, Mauá e capital paulista. A entrega foi feita na primeira quinzena de junho e contou com a intermediação de instituições locais.

As famílias beneficiadas receberam 1kg de hortaliças, entre agrião, rúcula, couve, espinafre, alface, salsa, coentro, mostrada, além de alguns legumes. Os tamanhos das porções foram definidos para que não houvesse perda dos alimentos, já que são perecíveis, e entregues embalados individualmente, junto com em uma sacola de plástico reutilizável.

A agricultora Simone Silotti, de Mogi das Cruzes, conta que teve uma redução nas vendas de mais de 80%, não tendo para onde direcionar sua produção. "Tivemos perdas consideráveis no campo e me empenhei para unir os agricultores para encontrarmos uma alternativa para todos da região de Quatinga. Hoje, somos um grupo de 15 produtores e, para nós, o apoio da Braskem é muito significativo, representando sustentabilidade ambiental, social e econômica ao contribuir para evitarmos o desperdício de alimentos e possíveis demissões, além de mantermos a estabilidade econômica do pequeno agricultor e da zona rural", afirma.

"Nossa atuação é pautada pelo desenvolvimento sustentável e ficamos muito sensibilizados com a situação dos agricultores, tendo que se desfazer de parte da produção. Acreditamos no potencial do setor privado em apoiar a sociedade no enfrentamento às adversidades impostas pelo novo coronavírus e seguimos empenhados nessa missão", conclui Chantre.

Para mais informações sobre as iniciativas da Braskem para ajudar o Brasil a enfrentar o novo coronavírus, acesse o site http://www.braskem.com.br/covid-19.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.