Header Ads

A Covid 19 e os desafios de executar tarefas básicas

Ir às compras. Fazer depósito bancário. Abastecer. Tarefas que em dias não tão distantes pareciam simples, mas aí veio a Covid 19 e tudo mudou

         © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

À medida que os casos de Covid 19 avançam em todo o mundo, as medidas de diminuir a propagação do vírus e limitar ao máximo o contato próximo, a sociedade enfrenta o desafio de mudar suas rotinas e se adaptar às regras de segurança para se proteger e ao mesmo tempo atender às necessidades domésticas básicas, como comprar mantimentos e remédios e concluir atividades bancárias, por exemplo.

A médica Maria do Carmo Favarin, Gestora do Grupo Sabin em Ribeirão Preto, explica que há uma série de medidas que podem ser adotadas para atender às principais necessidades domésticas de forma segura e saudável. A especialista destaca que é imprescindível não fazer compras se tiver febre, tosse ou falta de ar e explica ainda que visita à supermercados ou lojas que vendem itens domésticos, pessoalmente, somente em casos de extrema necessidade. "Isso vai limitar sua exposição a outras pessoas e ao vírus", afirma.

Outra orientação para evitar qualquer forma s de contágio, é ficar a, no mínimo, 6 pés de distância de outras pessoas enquanto faz compras ou enfrenta filas e sair de casa com boca e nariz cobertos. A médica atenta ainda que uma forma de prevenção interessante é saber se o estabelecimento oferece horários especiais de atendimento. "Se houver esta opção, tente fazer compras em horários mais tranquilos, com menos circulação de pessoas e, se utilizar carrinhos de compras, desinfete-o antes".

Na hora de pagar as compras, outra dica é tentar efetuar o pagamento sem toque. "Se você precisar lidar com dinheiro, cartão ou teclado, use um desinfetante para as mãos logo após o pagamento e ao sair da loja, use novamente um desinfetante para as mãos".

Em casa, cuidados redobrados. A médica explica as diretrizes de segurança "Ao chegar em casa limpe os produtos com álcool 70º ou água e sabão e lave frutas e legumes antes de guarda-los. Mesmo não havendo evidências científicas de que alimentos ou embalagens tenham alguma associação de contaminação do vírus, essas práticas de higiene são fundamentais para garantir a saúde dos indivíduos" aconselha.

Outra missão simples é ir ao banco. A médica explica que a melhor saída é a tecnologia "Banco online se possível, caso contrário, tente utilizar caixa eletrônico, sempre atento às normas de higiene, e limpe o teclado do caixa eletrônico com álcool 70° antes de usá-lo". No posto de gasolina, cuidado redobrado. A orientação é usar luvas e desinfetantes de limpeza nas alças antes de manuseá-las e alerta para as medidas de proteção ao receber entregas. "Se possível, pague on-line ou por telefone ao realizar o pedido. Receba as encomendas sem fazer contato pessoal e peça que as entregas sejam deixadas em um local seguro fora de sua casa. Caso contrário, use máscara para receber sua encomenda", finaliza.

 Chegada do outono contribui para a disseminação do novo coronavírus

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.