Header Ads

Startup que disponibiliza crédito e tecnologia mira nos mais de 1.200 postos bandeira branca da região metropolitana de Campinas

Aplicativo Pronto Combustíveis oferece cotação de preço, compra, frete e financiamento para compra de combustíveis

       © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Fintechs, Edtechs ou Healthtech são nichos muito conhecidos do mercado de startups no Brasil. Porém, apesar de ser um mercado ainda pouco explorado no País, as soluções e tecnologias que auxiliam na gestão de postos de combustíveis ganham cada vez mais espaço. As oportunidades vão desde a parte de otimização de tempo e gestão, até a profissionalização de pessoas que podem ajudar o segmento em um crescimento mais acelerado. Pensando nisso, o Pronto Combustíveis, startup que oferece serviços de cotação de preço, compra, frete e financiamento para compra de combustíveis, disponibiliza tecnologia para o desenvolvimento de postos conhecidos como bandeira branca. Com cerca de 1.250 postos de combustíveis desse segmento na região metropolitana de Campinas, que engloba 90 municípios, cerca de 420 já estão cadastrados na plataforma, e a previsão da empresa é que até o fim de 2020 atinja cerca de 900 estabelecimentos.

Fundada em 2017, a empresa que atua no Estado de São Paulo, tem crescimento médio de 240% ao ano e tem como objetivo comercializar mais de 250 milhões de litros de combustíveis em 2020. Também para esse ano, a empresa visa expansão para Minas Gerais, Paraná, Goiás e alguns estados do nordeste. Hoje, revendedores sem bandeira representam cerca de 44% dos estabelecimentos do País. "O processo ainda é mecânico e demorado. O mercado de bandeira branca é muito pulverizado. Com isso, vimos a necessidade de proporcionar o ambiente ideal de negócios para a distribuidora, postos, transportadora e financeira, tornando o ecossistema mais simples, barato e otimizado.", afirma Pedro Henrique Oliveira, CEO e fundador da startup.

O processo do Pronto Combustíveis é simples. Donos de postos sem bandeira solicitam a compra de um determinado combustível por meio do seu celular ou sistema web. Antes, o processo que era feito por telefone ou WhatsApp, e perdia-se horas realizando a cotação. Após o revendedor comparar preços e escolher entre as mais de 20 distribuidoras presentes no aplicativo, a empresa aciona a sua rede com mais de 300 caminhoneiros autônomos e transportadoras cadastrados na plataforma. Com o pedido realizado, o roteiro de entrega é feito de forma automática e o aplicativo coordena a logística de frete, disponibilizando o serviço mesmo para aqueles estabelecimentos que compram em pequenas quantidades e têm dificuldades em organizar essa operação. "Nosso serviço de frete funciona como se fosse um aplicativo de mobilidade urbana convencional, facilitando a vida do dono de posto que não precisa mais gastar seu tempo fazendo algo que não é seu core business. Também oferecemos seguro ambiental e de carga", explica Pedro.

A startup também disponibiliza crédito, com o objetivo de auxiliar no fluxo de caixa do estabelecimento. Segundo dados internos da empresa cerca de 70% das transações realizadas por esses estabelecimentos são por meio de créditos - são movimentados em média R$ 304 bilhões de reais estimados ao ano, destes, cerca de R$ 103,4 bilhões é referente aos postos bandeira branca. "Normalmente o posto compra à vista e recebe a prazo. Com o Crédito Pronto, resolvemos esse gargalo, facilitando ainda mais a vida do gestor".
"Nossa ideia é ser o suporte tecnológico que traga um auxílio no ganho de produtividade para o setor. Queremos criar um ciclo positivo em que todos os players da cadeia possam ganhar e, consequentemente, se tornem mais eficientes graças às soluções tecnológicas que estamos desenvolvendo", finaliza o CEO.

*Sobre o Pronto Combustíveis

Com escritório em São Paulo e equipes em São Carlos e Rio de Janeiro, o Pronto Combustíveis é uma startup para postos de combustíveis sem bandeira realizarem a cotação de preço, compra, frete e financiamento para compra de combustível. Fundada em 2017 por Pedro Henrique de Oliveira, Flávio Brandão e José Kuiauski,o objetivo da empresa é desburocratizar o setor e facilitar o desenvolvimento dos revendedores. O Pronto Combustíveis conta com mais de 300 caminhoneiros autônomos cadastrados na plataforma que realizam o serviço de frete, e fechou o ano de 2019 com mais de 82 milhões de litros de combustíveis comercializados. A startup tem atuação no Estado de São Paulo e, para 2020, quer expandir sua presença para Minas Gerais, Paraná, e Goiás que disponibiliza ferramenta

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.