Header Ads

Quanta água nos resta?

Em algum momento de sua vida, você provavelmente já passou por uma interrupção temporária da água, seja devido a reparos ou manutenção no sistema de abastecimento ou devido à um rompimento perto de sua casa.

       © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Esta não é uma situação agradável, porque precisamos ser cuidadosos e armazenar a quantidade necessária de água para o nosso dia a dia, e é quando pensamos em como é essencial tê-la disponível o tempo todo. Mas e se o corte da água fosse permanente? Estaríamos enfrentando o dia zero, um momento em que não há sequer uma gota disponível em nossa casa.

Hoje é o Dia Mundial da Água, celebrado globalmente desde 1993, para conscientizar a importância desse recurso natural. Também é um dia ideal para procurar maneiras de usar a tecnologia para enfrentar uma crise global na América Latina, uma região que possui um terço da água doce do mundo, mas tem 34 milhões de pessoas que não têm acesso à água potável.

• Tecnologias como o Flow Discovery, desenvolvido pela IBM Research no Brasil, estão usando inteligência artificial para analisar fluxos de fluidos como água, óleo e dióxido de carbono, em meios porosos, como rochas ou solo, para ajudar as indústrias a otimizar o uso de recursos naturais e minimizar seus riscos e impacto ambiental na América Latina.

• A Water & Environmental Services (WES) no Peru está usando o IBM AI para criar valor a partir dos dados de seus clientes. Isso é aplicável ao diagnóstico, gerenciamento da qualidade e disponibilidade de água subterrânea e superficial de empresas públicas e privadas da região. A Water & Environmental Services fornece ao IBM Watson informações sobre água, geológica, hidro-geológica e hidro-química de diferentes fontes e formatos. O IBM Watson classifica e orienta a análise para a WES possa se concentrar nas ações que têm maior impacto no gerenciamento sustentável da água, como avaliar a disponibilidade de água, procurar alternativas para indústrias extrativas sustentáveis ​​e identificar fontes de água capazes de atender às necessidades básicas dos cidadãos menos favorecidos.

• O Agropad, um inteligente dispositivo de papel AI, está sendo testado pela organização sem fins lucrativos norte-americana Enveritas, com o objetivo principal de levar práticas sustentáveis ​​ao desenvolvimento social e econômico de pequenos cafeicultores em todo o mundo, já que a agricultura representa mais de 70% do consumo de água doce em todo o mundo! O AgroPad é um dispositivo de papel do tamanho de um cartão que permite a análise remota e rápida de amostras de solo para composição química. Os resultados do teste, incluindo localização e registro de data e hora, podem ser carregados pelo usuário no IBM Cloud para análises adicionais. Os resultados dos testes de campo conjuntos conduzidos com o AgroPad podem ser adicionados ao conjunto de métricas já usadas pela Enveritas para verificação de práticas de sustentabilidade. Essas informações permitirão analisar melhor os resultados de sustentabilidade em um contexto local, ajudando produtores e compradores a colaborar com mais eficiência e melhorando as práticas comerciais.

Além da escassez de água, há outra coisa que não podemos ignorar, que é que esse recurso vital está sendo impactado pelas mudanças climáticas. Se usarmos eficientemente a água, inundações, secas, escassez e poluição poderão diminuir em nossa região.

É por isso que desafios globais como o Call for Code nos convidam a trabalhar juntos e a criar soluções de tecnologia de código aberto para enfrentar as mudanças climáticas, abordando a sustentabilidade da água como uma das áreas de foco.

Como já sabemos que existe uma ameaça latente, podemos reunir esforços, fazer mudanças em nossas vidas diárias e usar a tecnologia para que o dia zero nunca chegue.

Aceite o desafio em ibm.biz/callforcode e venha trabalhar conosco usando a tecnologia para combater as mudanças climáticas, para que possamos transformar juntos o futuro de mais de 34 milhões de pessoas.

Começa hoje a Audiência Pública Eletrônica para a elaboração das diretrizes para o Orçamento 2021

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.