Header Ads

Primeiro emprego: 5 dicas para ingressar no mercado de trabalho

Manter o foco e utilizar as redes sociais para esta finalidade são algumas ações importantes para atingir esse objetivo

        © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil atualmente é de 11,2%. Ou seja, existem hoje no país cerca de 11,9 milhões de desempregados.

Nesse cenário, muitos profissionais que buscam se recolocar no mercado enfrentam dificuldade que envolvem desde a qualificação específica exigida para algumas vagas até a concorrência acirrada. Quem está em busca da primeira oportunidade de trabalho enfrenta barreiras ainda maiores, uma vez que o mercado exige experiência, mas geralmente oferece poucas oportunidades de aprendizado para os iniciantes.

Para ajudar quem está começando a driblar os desafios típicos de início de carreira, Larissa Ruza, coordenadora de marketing de recrutamento da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital, separou cinco dicas. Confira:


Redes sociais
Um bom caminho para a busca de emprego são as redes sociais. Hoje em dia elas já ultrapassaram a barreira do entretenimento e são vistas como facilitadoras no processo de recrutamento. "O LinkedIn é um excelente local para fazer networking e estar por dentro das novidades do mercado e das suas empresas favoritas. O Facebook também pode ser positivo. Além da categoria para quem busca emprego, ele possui vários grupos direcionados a isso. Portanto, o ideal é manter as redes sociais profissionais atualizadas com cursos de atualização e outras informações importantes para encontrar a vaga dos sonhos", comenta Ruza.

Ajuste seu currículo
Informações objetivas e completas são a regra para quem está em busca do primeiro emprego. E isso vale tanto para o currículo quanto para o primeiro contato com a empresa. Assim, é importante deixar claro os objetivos e os motivos que te motivam a querer fazer parte da empresa para que o recrutador enxergue no no seu perfil um plano de carreira e perceba um match entre empresa e candidato.

Aposte em outros canais
"Outra dica interessante é que o candidato acesse frequentemente sites de busca de empregos. Eles são atualizados diariamente com as novas oportunidades e ainda é possível filtrar as vagas de acordo com seu desejo profissional", afirma a especialista. A coordenadora de marketing da Connekt também alerta sobre a importância de participar de feiras e eventos de emprego para conhecer pessoas novas, criar uma rede de relacionamento e tomar conhecimento de empresas que podem agregar ao seu currículo.

Foco
Ter em mente seus objetivos profissionais e as áreas de interesse pode ajudar nessa entrada. Os candidatos que buscam aprimorar competências, se mantém atualizados e traçam seus objetivos e valores acabam saindo à frente de concorrentes e se desenvolvem muito mais rápido e melhor", comenta a especialista da Connekt.

Não desista
A última dica na verdade é um lembrete para os candidatos: Não desistam! É comum que pessoas nessa fase tenham picos de humor e disposição e acabem perdendo a motivação e deixando a busca de lado quando não enxergam alternativas. Porém, é preciso manter o foco e a persistência. Desistir, jamais!


Sobre a Connekt
A Connekt é uma plataforma inteligente de recrutamento digital, que oferece um sistema completo de atuação em todas as etapas do processo seletivo, desde a criação de novas vagas até a seleção de pessoas para contratação efetiva. A empresa tem como expertise a estratégia de marketing para atração de talentos, experiência digital simples para empresas e candidatos e o ranqueamento dos candidatos de acordo com o perfil da vaga e a cultura da empresa. Fundada em 2017 por Celson Hupfer e Henry Novaes para potencializar o trabalho de consultores de recrutamento e seleção, a empresa traz vantagens para gestores e equipes de Recursos Humanos, como maior autonomia, otimização de tempo para atividades estratégicas, redução de custos com processos seletivos e capacidade de mensuração dos níveis de compatibilidade dos candidatos. A Connekt já trabalhou quase 20 mil vagas de empresas como Grupo BIG, Teleperformance, Natura, Centauro, Raia Drogasil, Riachuelo, Restoque, Kumon, dentre outras.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.