Header Ads

Instituto PROA lança projeto gratuito de capacitação profissional em tecnologia e inovação em São Paulo

Serão 330 vagas disponíveis e uma novidade que trará mais oportunidade para quem quiser ingressar na carreira de tecnologia

       © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

O Instituto PROA, uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, está com 330 vagas abertas para mais uma turma de qualificação profissional gratuita em São Paulo. Para participar, o candidato deve ter entre 17 a 20 anos, estar cursando ou já ter concluído o 3º ano do Ensino Médio necessariamente na rede pública de ensino. As inscrições terão início no dia 18 de março e término em 22 de maio. Já são mais de 5.500 mil jovens formados, sendo que nos últimos três anos, 85% dos jovens formatos estão trabalhando em grandes empresas.

O curso, realizado no contraturno escolar, tem duração de seis meses e pode ser realizado no período da manhã, das 9h às 13h, ou tarde, das 14h às 18h, na unidade do Senac Lapa Tito (Rua Tito, 54 -- Vila Romana). Os formados no projeto serão encaminhados para entrevistas em empresas parceiras do projeto. Com intuito de atender às novas exigências das empresas, a formação trabalha as competências comportamentais e socioemocionais, como capacidade para trabalhar em grupo, resiliência e criatividade. No escopo técnico, o jovem terá uma ampla e inovadora formação em tecnologia. Além disso, tem a preocupação de enriquecer o repertório cultural dos alunos, promovendo ações culturais que unem entretenimento e aprendizado. Os módulos do curso estão divididos da seguinte forma: Técnico + Comunicação (248 horas), Projeto de Vida (76 horas), Raciocínio Lógico e Lógica de Programação (30 horas) e Módulo de Vivências (66 horas).

"O jovem formado neste projeto sairá apto a trabalhar com tecnologia e, ao mesmo tempo, com as competências comportamentais desenvolvidas de forma plena. Essa nova versão do PROA nasce com o objetivo de atender uma demanda do mercado de trabalho. Enxergamos que precisávamos fazer esse upgrade na nossa grade curricular para preparar ainda mais nossos alunos, estimulando as habilidades tecnológicas. Todo nosso esforço e dedicação é para que o jovem saia do Ensino Médio preparado para encarar o mercado de trabalho e os processos de recrutamento e seleção que são cada vez mais competitivos. Acreditamos que quanto mais cedo esse jovem tenha contato com habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, mais chances eles terão de serem bem-sucedidos profissionalmente, independentemente do que eles queiram fazer.", afirma Rodrigo Dib, diretor executivo do Instituto PROA.

Hoje, existe uma demanda muito grande de vagas para área de tecnologia. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação -- Brasscom -- são 70 mil vagas/ano, contra 46 mil profissionais formados/ano. São oportunidades sobrando por falta de qualificação profissional.

A intenção do Instituto PROA é que os jovens saiam da capacitação já preparado para entrar no mercado de trabalho. Há 13 anos, o Instituto PROA vem capacitando jovens que sonham em transformar suas vidas por meio da educação e do trabalho. Durante a trajetória no curso, o projeto estimula o desenvolvimento de habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, sempre respeitando a individualidade de cada aluno.
Lethicia Vitória Martins Arruda, de 19 anos, é ex-proana e faz parte do time do Facebook. Ela dá um conselho para quem está pensando em se inscrever: "Diria para não pensar duas vezes e focar muito para passar, pois vale muito a pena todo o esforço. Essa decisão vai fazer uma diferença que nenhuma outra irá fazer. O PROA mudou a minha história. Me ajudou no autoconhecimento, na direção para a vida adulta e para decisões importantes sobre o meu curso e a universidade", explica Lethicia, que agora está cursando Arquitetura e Urbanismo.
As inscrições estão abertas no site: http://www.proa.org.br/p/aluno-proa

Sobre o PROA

O Instituto PROA é uma ONG que acredita e tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda de São Paulo, atuando junto com investidores, empresas e escolas da rede pública. Após serem criteriosamente selecionados, mais de 640 jovens por ano recebem uma formação diferenciada baseada em 4 grandes pilares: ensino profissionalizante, ampliação do repertório cultural, desenvolvimento comportamental e apoio na conquista do primeiro emprego. Fundado em 2007, o Instituto PROA já preparou para a carreira mais de 5.500 jovens e continua acompanhando suas trajetórias.

 ARTESP estabelece medidas preventivas ao Coronavírus no transporte intermunicipal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.