Header Ads

Em Franca, secretário de Agricultura e Abastecimento de SP promove integração do setor e gestão eficiente

Gustavo Junqueira visitou a sede da Cocapec, em Franca

        © jpg

POR AMANHECER DA NOTICIAS

Nesta segunda-feira, 2, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, esteve em Franca e visitou a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), se reunindo com Carlos Sato, presidente da Cocapec; Marcus Faleiros, cooperado e diretor da Sociedade Rural Brasileira; Vinícius Poit, deputado federal; Ricardo Mellão, deputado estadual; Tirso de Sales Meireles, presidente do Sebrae/SP e Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

A Cocapec, maior cooperativa de café de São Paulo, apresentou o trabalho de capacitação que realiza com seus produtores, ponto frisado pelo secretário como fundamental para a sustentabilidade e crescimento do setor. Gustavo Junqueira destacou o cooperativismo como uma atividade fundamental brasileira: “Com veia empreendedora, as cooperativas possuem um ativo que poucos valorizam, que é o direcionamento de gestão aos produtores, o que faz do Brasil um dos maiores centros de cooperativismo do mundo”.

A importância da tecnologia no campo também foi assunto abordado na reunião e o secretário Gustavo Junqueira aproveitou para enfatizar que a modernização deve ser canal de aproximação dos polos e não o contrário. Os pequenos produtores precisam de tecnologia para avançar, enquanto os grandes possuem a missão de garantir a difusão do conhecimento através da gestão eficiente.

Após o encontro, ele participou do lançamento da ‘Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana - 1ª Alta Café’, ao lado do prefeito de Franca, Gilson de Souza, e dos presidentes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Marcio Lopes de Freitas, e do Sindicato Rural de Franca, José Henrique.

Em seu discurso, Junqueira promoveu a integração do setor -- cooperativas, associações, sindicatos, empresas, ciência e governo. “Nós trabalhamos de maneira conjunta com um único objetivo: geração de renda e emprego. O Brasil só será mais desenvolvido se atuarmos com foco em ações que não são competitivas e sim complementares”, afirmou o secretário.

Voltada aos cafeicultores e empresários do setor produtivo, a Feira ocorrerá de 3 a 5 de março no município de Franca, com a proposta de apresentar novas tecnologias para o setor em um ambiente diferenciado de negócios.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.