Header Ads

Perto demais: projeto mostra a dimensão real do bullying

Filme documental reúne intelectuais, psicólogos e casos factuais para debater o fenômeno que atinge, de acordo com a UNESCO, 246 milhões de crianças e jovens no mundo

        © jpg

POR AMANHECER DA NOTICIAS

Após se sentir incapaz de ajudar a filha de cinco anos, vítima de bullying na escola, Vanessa Rodrigues abraçou a causa e, hoje, é militante na luta contra a violência sistemática. Para compreender o problema global, a publicitária se aprofundou nos estudos e, sem conseguir aplicar o conhecimento adquirido através da literatura especializada, ingressou na graduação em psicologia para entender o comportamento humano baseado no prazer em ferir o outro.

"Passei a palestrar voluntariamente em escolas, ONGs e centros comunitários. Conheci muitas pessoas que me impactaram com histórias trágicas que terminaram em suicídios de crianças vítimas de bullyin", ressalta. Para expandir o alcance do assunto, trabalhado até então apenas no Estado de São Paulo, e levar a discussão para todo o País, a profissional decidiu produzir um filme documental, que teve o projeto aprovado em janeiro de 2019 pelo Ministério da Cultura.

Com uma coletânea de histórias reais, contadas em primeira pessoa, o documentário "Perto demais" evidencia o drama daqueles que foram atingidos pelo bullying e traz uma análise profunda sobre os impactos desse fenômeno na transformação sociocultural. Nomes como Leo Fraiman, Rossandro Klinjei e Fabrício Carpinejar já contribuíram o para o trabalho com entrevistas e estudo crítico do prejuízo causado na vida das pessoas.

Rodrigues explica que o material produzido tem como objetivo promover a empatia, o respeito e a igualdade na sociedade. "Nossa intenção é levar a discussão sobre diversidade para o dia a dia da população e, consequentemente, combater as inúmeras formas de preconceito, violência e intolerância", finaliza.

Sobre os responsáveis
Vanessa Rodrigues

Publicitária, documentarista, produtora de conteúdo audiovisual, professora especialista da disciplina Felicidade na Unicamp, palestrante e militante no combate ao bullying.

Marco Linhares

Engenheiro de computação pela Unicamp, é fundador da VOIX. Foi professor de matemática e dava aulas para seus alunos sonharem grande. É atualmente aluno da Singularity University.

Singularity University

O projeto é um dos 740 participantes do seleto Global Startup Program, da Singularity University. Fundada há 10 anos, pelo Google e a NASA, a Universidade foi criada para resolver os grandes problemas da humanidade. Os profissionais voltaram recentemente da imersão de 1 mês na NASA Ames Research Center e, na ocasião, os 47 convidados, de 19 países, discutiram maneiras para aumentar globalmente o trabalho proposto, com a missão de impactar 1 bilhão de pessoas nos próximos 10 anos.

Patrocínio

Mais detalhes do projeto no Portal de Visualização do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (VERSALIC). A proposta visa a produção do documentário "Perto demais", de média metragem, com 50 minutos de duração, filmado e finalizado em­­ Full HD. Link: http://versalic.cultura.gov.br/#/projetos/192746

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.