Header Ads

Na volta às aulas, pais e estudantes devem ficar atentos ao contratarem o fretamento escolar metropolitano

O serviço, gerenciado pela EMTU/SP, conta com 950 operadores que atuam nas cinco regiões metropolitanas de São Paulo

       © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Na volta às aulas, pais e estudantes devem ter cautela na hora de contratar o fretamento escolar metropolitano. A EMTU/SP é responsável por um rígido controle da documentação dos motoristas autorizados a prestar esse serviço aos estudantes, além de realizar inspeção rigorosa dos veículos que transportam os alunos entre os municípios de cada uma das cinco regiões metropolitanas do Estado.

Para se certificar de que o veículo a ser contratado passou pela inspeção dos técnicos da EMTU/SP, é necessário verificar se há no para-brisa o selo de vistoria e a sua validade. Esse é um item importante, pois nas vistorias os agentes checam todos os pontos relacionados à segurança, manutenção e conservação do carro.

Outra forma de conferir se o transporte é autorizado pelo Estado a prestar o serviço é verificar se o número da placa consta no site www.emtu.sp.gov.br. Em relação ao motorista, para viabilizar o seu cadastramento na Secretaria dos Transportes Metropolitanos são exigidos todos os documentos previstos em lei. Ao todo são 950 operadores registrados nas cincos regiões.

Mais uma garantia de segurança para utilizar o fretamento escolar é exigir do operador um contrato por escrito com detalhes como valor da mensalidade, índice e periodicidade de reajustes, encargos por atrasos no pagamento, dados das duas partes interessadas, entre outros. Também é aconselhável falar com pessoas que já utilizaram os serviços do condutor.

Como gerenciadora do sistema, a EMTU/SP realiza fiscalizações regulares em campo para coibir o transporte não regulamentado Na constatação de irregularidades, como veículos e motoristas não cadastrados, há apreensão e multas previstas em lei.

Para mais informações, o podcast da EMTU/SP sobre o assunto está disponível no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts com detalhes sobre a contratação do transporte escolar na volta às aulas. Confira: tinyurl.com/rg8ndsr

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.