Header Ads

É Carnaval! Especialistas do Mackenzie comentam a festa mais colorida do Brasil em 2020

Após um começo de ano revoltante com tragédias no país e no mundo.

      © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

O brasileiro volta a reunir suas esperanças e tenta encher o coração de alegria no maior e mais colorido acontecimento de 2020. Por trás da folia, temos história, folclore e raízes da música. Por trás dos foliões, questões sociais que viram metáfora para desfiles.
Além disso, temos impactos na segurança pública, com aumento de furtos, roubos e acidentes. Como investir na prevenção desses temas? O ritmo da economia também vem com tudo, mostrando as implicações do mercado informal nos festejos nacionais.
Veja o que as fontes da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) têm a dizer sobre tudo isso.

1- Festa sem poluição - A tendência do glitter biodegradável no Carnaval 2020

A moda é curtir sem se esquecer do meio ambiente. Na onda da sustentabilidade, o tradicional Carnaval brasileiro já conta com uma solução para que a folia seja ainda mais consciente - e não perca a cor. O “bioglitter”, feito à base de celulose, pode substituir o pó colorido comum que tem plástico e alumínio na composição. Como as partículas são muito pequenas, escapam da filtragem e vão direto para os oceanos, prejudicando a fauna.
Quem comenta?
Rogério Machado, professor de química da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica o que está por trás dessa nessa nova tendência e ensina como fazê-la em casa.

2- Como curtir um Carnaval saudável

A principal festa nacional é sinônimo de curtição. Para não se esquecer da saúde da pele durante as comemorações, não se esqueça de usar protetor solar e manter o corpo hidratado.
Quem comenta?
Éder Pincinato, professor e coordenador do curso de Farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3- Segurança Pública - Reforçar em tempos de festividades é dever do Estado?

Desde as ameaças de greve por parte de funcionários de transporte ao aumento do índice de furtos e ocorrências, é fato que a época de carnaval carece de maior atenção por parte da segurança pública. Quais medidas devem ser tomadas?
Quem comenta?
Alexis Couto, professor de Direito e especialista em segurança da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Fabiano Augusto Petean, especialista em segurança pública, professor de Direito penal e constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

4- Carnaval 3.0 - Como a tecnologia criou uma festa Smart

Uso de drones, projetores em desfiles e luzes de led em fantasia com integração para projetar mensagens de foliões e tecnologia integrada no enredo de escolas de samba são alguns dos atributos tecnológicos que tornam as comemorações inovadoras. No dia a dia, o Facebook bombardeia com informações no Feed, os apps auxiliam na busca por blocos de rua e no transporte para evitar o tumulto. Por fim, as selfies, na era da exposição. O Carnaval está atualizado.
Quem comenta?
Pollyana Notargiacomo, especialista em tecnologia e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5- Cores contra o assédio: deixa a menina sambar em paz!

O carnaval de 2019 foi o primeiro com a vigência da Lei da Importunação Sexual (13.718/2018) que condena o agressor a uma pena de uma a cinco anos de prisão. Em dados obtidos pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) através do Disque 100, nos meses de Carnaval aumenta em até 20% a quantidade de queixas de violência sexual.
Quem comenta?
Rosana Schwartz, socióloga e especialista em gênero na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Bruna Angotti, professora de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie?

6- Um olhar sobre a fotografia carnavalesca

Como toda forma de manifestação artística, o Carnaval reserva imagens incríveis que podem ser pratos cheios para qualquer um que aprecia um bom take. Para entender o que cerca a festa, é preciso enxergá-la sob outra ótica.
Quem comenta?
Manuel Nascimento, professor de fotografia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7- Carnaval para todos os bolsos

A produção e venda nas confecções de máscaras, artefatos e fantasias aquecem o segundo mês de 2019. Além delas, o comércio formal e informal sofre o impacto da maior festa cultural do país. Veja a análise de economistas sobre o tema.
Quem comenta?
Agostinho Celso Pascalicchio, economista da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Marcos de Andrade, economista da Universidade Presbiterana Mackenzie.
Leila Pelegrino, economista da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas

8- Do frevo ao samba: A história cultural do Carnaval

Recheado de mitos e regionalidades, o Carnaval brasileiro é rico. São tipos diferentes de comemoração ao longo do território brasileiro, com coincidências históricas que levaram a criação de músicas, danças e identidades. Entenda a história por trás da festa.
Quem comenta?
Fernando Pereira, professor de cultura brasileira da Universidade Presbiteriana Mackenzie
José Maurício Conrado, especialista em carnaval e professor de marketing do Mackenzie

9- Planejamento Urbano: como estão nossas estruturas?

O maior espetáculo da terra envolve a mobilização de muitas pessoas. Com milhares às ruas, é certo que dos pequenos munícios às grandes capitais se fará necessária uma boa infraestrutura para receber o evento. Como fica o espaço urbano? E o trânsito?
Quem comenta?
Henrique Dinis, professor de engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Valter Caldana, professor de arquitetura e urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Luiz Vicente, especialista em mobilidade urbana e coordenador do curso de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

10- Mobilidade urbana: dicas e precauções na saída para o feriado

Quem pretender pegar estrada no feriado tem que ficar ligado com as condições de trânsito das principais vias.
Luiz Vicente Figueira Melo, professor de engenharia de tráfego e mobilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie

11- Direito do Consumidor: os cuidados na hora de fechar pacotes de viagens para o feriado

Para aqueles que aproveitam o feriado e vão viajar, no momento de escolher o destino, transporte e hotel é mais simples e rápido optar por pacotes de viagem, mas não se esqueça de tomar alguns cuidados por precaução.
Bruno Boris, professor de direito do consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie campus Campinas.

12- Nutrição: composição de um cardápio saudável para o Carnaval
Na hora de aproveitar o feriadão não tem como deixar de lado ideias saudáveis e simples do que comer para curtir a folia.
Andrea Guerra, professora de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie

13- Atividades físicas para aproveitar o Carnaval
Tem quem prefira fugir das festas e curtir o feriado praticando alguma atividade física. Para essas pessoas, a dica é aproveitar os parques e os lugares ao ar livre da cidade.
Ronie Hornos, professor de educação física do Colégio Presbiteriano Mackenzie


Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2020, serão comemorados os 150 anos da instalação da marca Mackenzie no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil

PLACA 4: Pagamento integral do IPVA 2020, sem desconto, vence nesta sexta-feira (14)


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.