Header Ads

Carnaval exige cuidados específicos com a saúde para os foliões que participam da maratona de desfiles e festas

Especialista do Hospital Santa Catarina recomenda avaliação cardiológica e cuidado redobrado com a ingestão de alimentos e líquidos para quem pretende curtir a festa sem surpresas indesejáveis

         © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Faltam poucos dias para a maior festa popular do mundo. O Carnaval, que começa no próximo dia 21, agrada a todos os públicos. Durante os cinco dias de folia, há quem prefira o sossego, longe da agitação, em viagens ao interior ou em diversões moderadas, como nos clubes de bairro e blocos de rua.

Mas para os foliões que vão desfilar, seja no Sambódromo do Anhembi, na Marquês de Sapucaí, ou atrás dos trios elétricos de Salvador, exige-se uma avaliação clínica similar a de um atleta antes da competição. "Especialmente para quem terá um maior gasto energético durante o desfile, uma avaliação cardiológica específica é recomendada, com teste ergométrico e ecocardiograma, que podem identificar pacientes cardiopatas ainda assintomáticos", afirma o cardiologista José Paulo Novazzi, da Clínica Médica do Hospital Santa Catarina.

De acordo com o médico, para curtir o Carnaval sem qualquer risco são indicados alguns exames. "É importante que a pessoa tenha feito uma consulta clínica ou cardiológica, com a realização de exames que descartem quadros de anemia, diabetes mellitus, disfunções renais, dislipidemias, doenças hepáticas e tireoidianas", explica.

Ele destaca que, independente do perfil do folião, o ideal é manter bons hábitos cotidianos. Ingerir muito líquido, como água, suco ou chá, alimentação leve e nutritiva, e para quem ficar em área aberta, utilizar protetor solar. "As recomendações são as mesmas para todos. Mantenha-se hidratado, evite os excessos de comida e álcool".

Para aqueles que não veem a hora de entrar na avenida, mas não querem ter surpresas indesejadas nesta reta final de preparação, o cardiologista recomenda precaução. "Durma bem, mantenha hábitos normais e nada de exageros".

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas e cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 15 salas de cirurgias, 3 salas de centro cirúrgico minimamente invasivo e pronto atendimento 24 horas.

 "Vamos reindustrializar o Brasil", afirma Guedes em almoço com empresários na Fiesp


Veja as localidades das feiras noturnas em Campinas SP 
convidamos para que todos venham participar destas feiras ,com espeço kids ,musicas ao vivo ,seguranças e muito mais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.