Header Ads

Unicamp têm dois projetos que receberão apoio da 5ª edição do Edital da Fundação Cargill

Instituição tem como foco a promoção da alimentação segura, sustentável e acessível e auxilia projetos alinhados a este propósito em todo o país

         © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Os projetos Aproveitamento e uso sustentável do mel de cacau em alimentos e Fibras e Amidos de tubérculos ainda não comercializadas industrialmente, desenvolvidos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foram selecionados para receber mentoria e apoio financeiro da 5ª edição do edital da Fundação Cargill. A iniciativa tem como foco a promoção da alimentação segura, sustentável e acessível e auxilia projetos alinhados a este propósito e que estejam dentro de um raio de 150 km do entorno das unidades e escritórios da Cargill.

Com o projeto ‘Aproveitamento e uso sustentável do mel de cacau em alimentos’, a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP) quer criar com seu projeto uma percepção de valor e implementar soluções inovadoras na cadeia produtiva do cacau por meio de novas práticas de beneficiamento, aproveitamento e novos usos do mel de cacau produzido na região de Ilhéus (BA).

"A comunidade irá se beneficiar desse conhecimento aprendendo como aproveitar esse resíduo e utilizá-lo na elaboração de novos alimentos que poderão ser acrescentados posteriormente na alimentação diária e escolar, e em cooperativas para fabricação e comercialização dos novos alimentos baseados no mel de cacau", afirma Fábio Neves dos Santos, representante do projeto. "O apoio da Fundação Cargill é fundamental para o avanço e aprofundamento das pesquisas científicas relacionadas ao conhecimento da composição e propriedades do mel de cacau e outros subprodutos que podem dar origem à uma nova cadeia de produtos", explica.

Já a ideia do projeto de ‘Fibras e amidos de tubérculos’ é promover o desenvolvimento econômico sustentável de Caapiranga (AM) por meio de pesquisas sobre os tubérculos cultivados no município, que serão processados em modelos de casas de farinhas, gerando novos ingredientes e/ou produtos e aplicações alimentícias. Estes produtos terão maior valor agregado com a obtenção da identidade geográfica e rastreabilidade. O projeto também contará com a participação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Para Maria Teresa Pedrosa da Silva Clerici, representante do grupo, "o restante do país também poderá se beneficiar com a inclusão desses tubérculos para obter uma alimentação mais saudável, e assim haver uma valorização de produtos nacionais". A ação ainda busca melhorar a realidade da comunidade capacitando as pessoas para fabricar e aplicar farinhas na alimentação, de forma segura, para uso próprio ou comercialização.

Nesse ano, foram selecionados 20 projetos para receber de R$ 50 mil à R$ 200 mil para a realização de suas iniciativas - sete projetos a mais que no edital anterior. Todas as propostas recebidas foram avaliadas quanto ao alinhamento e coerência com a própria organização e a missão da Fundação Cargill; à consistência do planejamento e gestão; ao impacto e à relevância frente ao contexto local em que se pretende atuar; ao potencial de escala e a consequente transformação social; e aos fatores que assegurem a continuidade da iniciativa. Além disso, nesse ano, o edital contou com a inclusão de startups atuantes há pelo menos um ano e instituições de ensino e pesquisa públicas ou privadas com, no mínimo, três anos de existência.

# # #

Sobre a Fundação Cargill

Desde 1973 a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação segura, sustentável e acessível. Em 2019, a Fundação Cargill beneficiou 79.411 pessoas, com desenvolvimento e apoio de 31 projetos em 70 municípios, além de fomentar a atuação de 63 comitês de voluntariado corporativo e seus 1.392 voluntários. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.org.br.

Sobre a Cargill

Os 160 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 154 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, visite http://www.cargill.com e a central de notícias .

 Rede de escola de idiomas inaugura primeira unidade em Rio Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.