Header Ads

Em 2020 deve ser positivo para o agronegócio, dizem estimativas

Brasil deve colher um recorde de 240,9 milhões de toneladas no ano que vem

       © jpg


POR AGROLINK 

As estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a agricultura, indicam que o setor deve ter um ano de 2020 bastante positivo. Isso porque, a projeção para safra 2020 é 2,4 milhões de toneladas maior que previsto em diagnóstico anterior, sendo assim, o Brasil deve colher um recorde de 240,9 milhões de toneladas no ano que vem, 33,6 mil toneladas a mais em relação ao desempenho de 2019.


“Uma melhora de estimativa para a soja puxou essa revisão de 2020, com alta de 2,1% ante o primeiro prognóstico”, explicou na época Carlos Alfredo Guedes, analista da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

Levando em consideração a colheita da soja, o IBGE indica que ela deverá ser 6,7% superior à de 2019. Também são esperados aumentos para a produção de algodão (2,0%) e de arroz (1,0%).No entanto,  o IBGE prevê recuos na produção de milho 2ª safra (-9,8%), milho 1ª safra (-0,8%) e feijão 1ª safra (-0,3%).

“Pelas projeções externas e internas, acreditamos que vamos ter mais um ano positivo no mercado agrícola”, disse. “Acreditamos que a exportação (de grãos) se mantém ou aumente devido à produção de carnes no mundo, o consumo interno de soja e milho cresce por causa da necessidade de produção de carnes para exportação e, com a recuperação da economia, aumenta a demanda por alimentos e por investimento em tecnologia e inovação”, completa.

Na avaliação do executivo, 2019 foi um ano favorável ao mercado agrícola. “Na hora em que o nosso agricultor vê possibilidade de ganho de rentabilidade, ele investe em tecnologia.

Repasses de ICMS para a região de Campinas crescem 8,7% em 2019

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.