Header Ads

Nova publicação leva à reflexão sobre como se manter no mercado de trabalho no pós-carreira

Proposta do livro é ser um guia para atualização de quem busca garantir a sua empregabilidade após os 50 ou 60 anos de idade

       © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIA

É fato que a tecnologia revolucionou a vida em muitos aspectos e um público bastante afetado é o de profissionais com 50 anos ou mais. Pessoas desta faixa etária não nasceram com tablets, smartphones, streamings e aplicativos em mãos. Estudiosos do tema classificam os nascidos anteriores a 1995 como imigrante digital por não apresentarem a mesma compreensão da realidade que os jovens da Geração Z e as seguintes. Quem é das décadas de 1960, 50, 40 então, se não se atualizar, se distancia progressivamente. E a sua permanência no mercado de trabalho corporativo fica cada vez mais ameaçada.

Para ter longevidade na carreira, é preciso renovar-se. Com esta reflexão e diante da escassez de publicações com esta abordagem, o empresário Adilson Mirante, presidente e fundador da M1 Alta Gerência, em Campinas, escreveu o livro Carreira e pós-carreira, que será lançado no dia 28 de novembro na nova Livraria Leitura do Parque D. Pedro Shopping.

Mirante, que é psicólogo organizacional com trajetória em gerência e diretoria de Recursos Humanos de multinacionais, é também especialista em recolocação profissional de executivos seniores. O convívio com este perfil de público, a vitalidade e a expertise no ramo dos negócios inspiraram o empresário a estrear na literatura com este assunto aos 65 anos.

O autor baseou a sua obra em muita pesquisa. O livro é repleto de citações de pesquisadores e especialistas em comportamento e psicologia, apoiados ainda pela experiência de 28 anos em gestão de carreira de altos executivos.

“Carreira e pós-carreira” pontua as características da Economia 4.0, mudanças no mercado de trabalho, alterações no perfil dos profissionais e aplicações da tecnologia. A publicação aborda ainda o pós-carreira, a aposentadoria e seus desafios, com indicações sobre o futuro das profissões. A proposta é ser um guia para atualização de quem busca garantir a sua empregabilidade após os 50 ou 60 anos de idade.

“O que se espera das pessoas no trabalho hoje não é a mesma expectativa de anos atrás. As sociedades estão passando por grandes mudanças estruturais e sendo realinhadas em um processo de globalização econômica, política e tecnológica. Estas alterações também ocorrem no pós-carreira”, observa o autor.

De acordo com Mirante, a proposta do livro é refletir sobre as alternativas, os planos e o preparo para esta nova fase. “O objetivo é orientar o público executivo de média e alta gerência para os passos futuros da carreira. São empresários e executivos de empresas nacionais e multinacionais de classe mundial afinados com a nova tendência da economia 4.0. Hoje em dia, ninguém mais quer se aposentar e parar de trabalhar”, frisa o empresário.

Serviço
Lançamento e noite de autógrafo -- Carreira e pós-carreira
Data: 28 de novembro
Horário: 19h30
Local: nova Livraria Leitura -- 2° piso do Parque D. Pedro Shopping

Sobre o livro
Carreira e pós-carreira
Autor: Adilson Mirante
Preço: R$ 50,00
Número de páginas: 158
Prefácio: Dra. em Psicologia Sueli Milaré, professora da PUC Campinas
Edição: Andrei Polessi

Sobre o autor
Adilson Mirante tornou-se diretor de Recursos Humanos (RH) aos 28 anos. Montou políticas e estruturas de RH em nove plantas novas e startups de fábricas e estruturas corporativas. É especialista em gestão estratégica de RH, negociações sindicais, desenvolvimento gerencial, mentoring e aconselhamento de carreira.

Aos 39 anos montou uma empresa de recolocação, a Porto Aranha & Mirante, que viria a se transformar numa das maiores empresas de recolocação do País, sob a marca Korum.

É presidente e fundador da M1 Alta Gerência, especializada em recolocação de executivos seniores, atuando também em coaching executivo e uma divisão T1 Tecnologia e Serviços, especializada em gestão e projetos de TI.

 DER AMPLIA MONITORAMENTO DAS RODOVIAS COM A OPERAÇÃO INTELIGENTE DE SEGURANÇA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.