Header Ads

Obesidade infantil leva a outras doenças e luta pela prevenção é necessária, diz nutricionista da Anhanguera

Sobrepeso pode afetar ainda autoestima e causar distúrbios de sono e humor

        © jpg

POR AMANHECER DA NOTICIA

O curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Campinas -- unidade Ouro Verde -- abordou, no último mês, a obesidade infantil, que aumentou no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 13% dos meninos e 10% das meninas entre cinco e 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso. No mundo, 41 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso considerado saudável.

A criança obesa tende a desenvolver complicações na fase adulta, como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, gota, entre outras. Por isso, a reeducação alimentar deve ser imediata, como explica Lilliany Faicari, coordenadora de Nutrição na Anhanguera: “a alimentação balanceada é a principal forma de combater a obesidade e, quanto antes a medida for tomada, melhor, pois as complicações na saúde podem ser irreversíveis. A mudança deve partir dos pais”.

De acordo com a coordenadora da unidade Ouro Verde, o aumento no consumo de gorduras e produtos com alto valor calórico levam à obesidade, mas a falta da prática de exercícios físicos, muito tempo de televisão diária e videogames também devem ser considerados como determinantes para o sobrepeso infantil.

“Os pais, além de reeducar a alimentação das crianças, devem estar atentos ao comportamento dos filhos. A obesidade pode afetar a autoestima, causando ainda distúrbios de sono e de humor, além de dificuldade de interação. Por isso é necessário prevenir a obesidade e suas consequências, para não prejudicar a vida da criança” -- conclui Lilliany Faicari.



Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: www.anhanguera.com

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

 5àsec explica como lavar corretamente as fantasias para o Dia das Bruxas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.