Header Ads

Mackenzie Campinas realiza a 2ª Edição do Conhecer para Cuidar

Evento apresentará os principais problemas ambientais e urbanos da Região Metropolitana de Campinas e as possíveis soluções, além de palestras com especialistas e distribuição de mudas de espécies arbóreas

         © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIA

Entre os dias 7 e 8 de novembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, promove a 2ª Edição do Conhecer para Cuidar, com foco na sustentabilidade regional. Durante a primeira edição, os alunos do projeto integrador da Universidade, sob a coordenação dos professores, realizaram um grande debate acerca dos principais problemas urbanos e de sustentabilidade de Campinas e região, com a exposição de painéis de diagnósticos/problemáticas. Agora, os grupos de estudo estão propondo soluções para os problemas levantados.

Sob a coordenação de dez professores, de quatro cursos (Administração, Direito, Engenharia Civil e de Produção), os 44 alunos (que atuam diretamente no projeto), apresentarão os painéis de diagnóstico e sugestões de soluções. Esses painéis ficarão expostos para visitação do público interno e externo de 7 a 14 de novembro no hall da UPM. Além da exposição, o evento contará, na noite do dia 7 e manhã do dia 8, com palestras de renomados especialistas que abordarão áreas importantes em prol do meio ambiente, tais como: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável; Acordo de Paris, COP 25 no Chile: o desafio de redução de gases de efeito estufa nesta década; Uso sustentável dos ecossistemas terrestres, dentre outras. As palestras serão abertas a todos interessados e, no final do último dia (8), serão distribuídas mudas de Ipê.

Painéis de Diagnóstico
A escolha dos diagnósticos e problemáticas vai ao encontro do grande debate mundial acerca do crescimento sustentável e equilibrado por meio dos ODS-2030 (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015, compostas por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Os ODS-2030 abrangem questões de desenvolvimento social, econômico e ambiental. Mas, no Conhecer para Cuidar serão trabalhados as 12 ODSs mais direcionados ao Brasil e, sobretudo, aqueles focados na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com aproximadamente 20 municípios.

“Os ODS-2030 estão sendo trabalhados na direção dos cidadãos, do bem-estar, da sociedade e também do ganho da economia, mas com sustentabilidade e equilíbrio. Vale lembrar que o Desenvolvimento Sustentável, que teve seus primórdios na década de 60, foi de fato implementado após a Rio 92. A partir dessa reunião mundial, Órgãos Públicos, ONGs, Institutos, Universidades, Indústrias têm buscado, juntos, uma melhoria da qualidade de vida ambiental, social e econômica”, reforça a professora e uma das coordenadoras do evento, Rosani Novaes.

ODS-2030 que serão abordadas:
3- Saúde e bem-estar - assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
4- Educação de qualidade - assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
6- Água limpa e saneamento - garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;
7- Energia limpa e acessível - garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos;
8- Trabalho decente e crescimento econômico - promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;
9- Inovação infraestrutura - construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;
10- Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles - Em média -- e levando em consideração o tamanho das populações -- a desigualdade de renda aumentou em 11% em países em desenvolvimento entre 1990 e 2010.
11- Cidades e comunidades sustentáveis - tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
13- Ação contra a mudança global do clima - tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
14- Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável - Os oceanos cobrem três-quartos da superfície da Terra, contêm 97% da água do planeta e representam 99% da vida no planeta em termos de volume.
15- Vida terrestre - proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade;
16- Paz, justiça e instituições eficazes - promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Programação
Dia 07/11/19 -- Quinta-feira

16h00 -- Abertura Oficial da Exposição “Conhecer para Cuidar -- 2ª Ed.” -- ODSs 2030

Momento Cultural -- Praça de Alimentação

Auditório

19h00 -- Abertura Oficial do Evento
*Prof. Gilson Alberto Novaes
Professor de Direito Eleitoral no Curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie -- campus Campinas, onde é diretor do Centro de Ciências e Tecnologia.

19:15h -- Reflexão Bíblica -- Rev. Alexandre Antunes

19h30 -- Palestra: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável - ODS 14
*Dr. Matheus Presotto e Silva
Advogado. Especialista em Direito Internacional e coordenador de Pesquisa no CEDMAR-Centro de Estudos sobre Direito do Mar (USP).

Momento Cultural

21h15 -- Palestra -- Acordo de Paris, COP 25 no Chile: o desafio de redução de gases de efeito estufa nesta década - ODS 13
*Profa. Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer
Cientista social, Mestre em Ciência Ambiental. Especialista em gestão ambiental. Professora das Faculdades de Relações Internacionais e Economia da FAAP. Observadora das Conferências das Partes (COPs) da Convenção do Clima desde 2005.

Dia 08/11/2019 -- Sexta-feira

07h45 -- Palestra 1 -- Uso sustentável dos ecossistemas terrestres RMC - ODS 15
*Dr. João José A. Abreu Demarchi
Doutor em Ciências Biológicas; Atua em Sistemas Integrados de Produção Animal; Gerenciamento de Recursos Hídricos; Gestão e Educação Socioambiental e Políticas Públicas.

7h45 -- Palestra 2 -- Educação Ambiental - ODS 04
Dra. Ana Lucia Floriano Vieira
Presidente titular da Câmara Técnica de Educação Ambiental CT-EA do Comitê de Bacias PCJ. Responsável na SANASA pelos programas sociais de uso adequado da água.

9h00 -- Intervalo Musical

09h30 -- Sala 314 -- Palestra: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
*Profa. Rosani Novaes
Graduação em Engenharia Florestal, Biologia, Mestrado em Engenharia Florestal. Professora de Ética e Cidadania da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

09h30 -- Palestra 3 -- Paz, Justiça e Instituições Eficazes - ODS 16
Dr. Samuel M. Beloti
Advogado Especialista e Assessor Jurídico Universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Líder em Serviços Comunitários

09:30h --Palestra 4 -- Indústria, Inovação e Infraestrutura - ODS 09
*Profa. Ms. Raquel Duarte Hadler
Doutoranda em Análise do Discurso; Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, Professora de Comunicação e Marketing na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, onde também é orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica.

11h00 -- Praça de Alimentação -- Palestra -- O Olhar da Universidade Presbiteriana Mackenzie sobre as ODSs.
Profa. Rosani Novaes
Graduação em Engenharia Florestal, Biologia, Mestrado em Engenharia Florestal. Professora de Ética e Cidadania da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

11h30 -- Encerramento com entrega de mudas de espécies arbóreas

Serviço
Palestra: Projeto Integrador: "Sustentabilidade Regional Conhecer para Cuidar - 2ª Edição”
Data: 07 e 08/11 apresentação dos painéis e a realização de palestras
Exposição aberta ao público: de 07 a 14 de novembro
Hora: a partir das 9h30
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas - auditório Edward Lane
Av. Brasil, 1.220, Jardim Guanabara, Campinas
Entrada gratuita
Inscrições: http://forms.gle/6HNTsv8NXw7BxPjB7

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Informações Assessoria de Imprensa
Universidade Presbiteriana Mackenzie imprensa@mackenzie.br

 Mediação de conflitos ajuda a solucionar diferentes disputas na justiça

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.