Header Ads

Em ações para o Dia das Crianças, ONG Visão Mundial planeja ajudar mais de 25.000 crianças pelo Brasil

Com o mote “Seu tempo é o melhor presente que você pode dar para as crianças!”, a organização não governamental promoverá ações que abrangem 10 municípios simultaneamente ( Recife-PE, Inhapi-AL, Fortaleza-CE, São Paulo-SP, Nova Iguaçu-RJ, Salvador-BA, Governador Dix-Sept Rosado-RN, Boa Vista-RR, Pacaraima-RR e Manaus-AM)

        © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIA

A brincadeira é a ferramenta que as crianças utilizam para conhecer a si mesmas e o mundo que as cerca. Na primeira infância, entre 0 a 6 anos, essa prática é essencial para um bom desenvolvimento e segundo o UNICEF, cerca de 30% das crianças no mundo não atingem sua plena capacidade por falta de incentivo. Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das crianças, a ONG Visão Mundial, a maior organização não-governamental humanitária do mundo e especializada na proteção à infância, criou o Dia das Crianças: O melhor presente é ser presente, onde irá promover dias de brincar em comemoração ao dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Cerca de 25.000 crianças serão estimuladas a brincar, fazendo o resgate de brincadeiras antigas, gincanas, construção de brinquedos usando material recicláveis, etc, em Recife-PE, Inhapi-AL, Fortaleza-CE, São Paulo-SP, Nova Iguaçu-RJ, Salvador-BA, Governador Dix-Sept Rosado-RN. Em Boa Vista-RR, Pacaraima-RR e Manaus-AM, a ação será com crianças e adolescentes migrantes e refugiadas.

No dia 19 de outubro, das 9h às 15h, 100 voluntários estarão presentes no Parque da Água Branca, em São Paulo, junto à mais 10 organizações parceiras, para ajudar mais de 300 crianças a terem um dia de brincar. Serão feitas gincanas e brincadeiras de rua, além de oficinas de confecção de brinquedos recicláveis, de bibolquê e pipa. O grupo de teatro da Trupe de Festim também irá apresentar uma peça para as crianças no dia.

O Dia das Crianças: O melhor presente é ser presente, faz parte da nova campanha Seja Presente, que busca trazer a importância da presença para a vida de uma criança. Presença que muitas vezes são substituídas por presentes. O objetivo é trazer a importância dessa presença em forma de brincadeiras para o desenvolvimento e segurança das crianças. Todas as ações partem do conceito da campanha de convocar parceiros e voluntários para serem presentes na vida das crianças. Além disso, irá abordar o direito ao brincar e estimular, além da promoção de atividades lúdicas em todas as ações, a reflexão de como a violência tem impedido as crianças desfrutarem da cidade para brincar.

Em alguns locais, as crianças serão levadas para um passeio pela comunidade em que moram, para que olhem o local e expressem, por meio de desenhos, o que desejariam ter para desfrutar do direto ao brincar. As produções serão expostas para que a comunidade também conheça e reflita sobre o que as crianças desejam e necessitam para seu pleno desenvolvimento.
Crianças são exaustivamente relacionadas a presentes. Presentes no aniversário, presentes no Dia das Crianças, presentes no Natal. Mas e se tivermos entendido isso errado, e o presente que realmente importasse fosse a presença? O pai, a avó, o amigo, todos podem ser o melhor presente. O melhor presente porque, mais importante que o presente em si, é a experiência que ele traz. É essa experiência que a ONG quer proporcionar, de transformar uma bola em um jogo de futebol, uma roupa em um dia na praia ou um celular em um almoço da família. De transformar um presente, no melhor presente. Crianças precisam mais do que presente; elas precisam de cuidado e afeto. O melhor presente é ser presente.

O brincar é reconhecido como aspecto fundamental no desenvolvimento infantil; o cérebro nesta fase é duas vezes mais ativo do que o de um adulto. E para criar essa rede de informações, a criança precisa aprender e experimentar novas possibilidades, aumentar as relações sociais, elaborar autonomia de ação e organizar emoções.

“Além de ser um direito, o brincar tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. As crianças aprendem brincando. As brincadeiras de faz de conta possibilitam às crianças vivenciar situações cotidianas, representar papéis sociais, lidar com sentimentos e emoções. É através do jogo simbólico que as crianças conseguem explorar e superar seus medos, compreender regras sociais e trocar experiências com outras crianças. É através do lúdico a criança consegue vivenciar a situação que lhe gera desconforto emocional, porém com possibilidades de usar o mundo imaginário para compreender melhor o mundo que a cerca”, afirma gerente nacional de Educação da Visão Mundial Brasil, Andréa Freire.


Sobre a Visão Mundial

A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 44 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social. Para saber mais, acesse o site visaomundial.org

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.