Header Ads

Projeto leva jovens da rede pública para circuito de oficinas em galerias de arte I

Iniciativa do Art Weekend São Paulo tem atividades como desenho, bordado, jogos teatrais, pintura, recortes e técnica de modelo vivo, conduzidas por especialistas em artes visuais

          © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIA

Disseminar a arte contemporânea e moderna, formar novos públicos e o desenvolvimento do olhar, com atenção às formas, cores, ângulos, texturas, suportes, técnicas e temáticas. Foi a partir deste desejo que o Art Weekend São Paulo fez parceria com o projeto Educação pela Arte – EPA para levar jovens da rede pública de ensino para participar de oficinas nas principais galerias de arte da cidade.

Entre os dias 1º e 29 de outubro, 84 alunos com idades entre 15 e 16 anos, matriculados no ensino médio da Escola Estadual Maria Aparecida Masiero, da Vila Ré, bairro da Zona Leste da capital, participam de atividades diversas, conduzidas por especialistas em artes visuais nas galerias Fortes D'Aloia & Gabriel, Jaqueline Martins, Marília Razuk, Mendes Wood DM, Nara Roesler e Sé Galeria. Desenho, bordado, jogos teatrais, pintura, recortes e técnica de modelo vivo são alguns dos temas das atividades.

"A arte é um instrumento de transformação cultural e social. É com base nisso que levamos crianças e adolescentes para as galerias, para mostrar que esses ambientes são locais de aprendizado e de lazer", afirma Luciana Brito, presidente da ABACT, instituição por trás da realização do Art Weekend São Paulo

Os alunos farão todo o trajeto entre as escolas e as galerias em transporte especial, oferecido pelo Art Weekend, e a organização oferecerá todo material e suporte necessários. O projeto é um esquenta para 4ª edição da maratona de galerias promovida pelo Art Weekend, que acontece entre 8 e 10 de novembro, com mais de 40 galerias.

Educação pela Arte – EPA é um projeto desenvolvido por jovens artistas, historiadores e educadores que acreditam nas potências de diversos ambientes urbanos, públicos ou privados, como espaços de diálogo e sensibilização crítica para o ensino e aprendizagem de arte. Encabeçado pela artista e educadora Bianca Leite, tem a proposta de facilitar encontros entre estudantes de escolas públicas e galerias de arte.

O Art Weekend São Paulo 2019 é uma iniciativa da Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT. O evento chega a sua 4ª edição com o Patrocínio do JK Iguatemi por meio do Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Confira a programação das oficinas:

Terça-feira, 01 de outubro 10, às 14h

Oficina de desenho, na Galeria Marilia Razuk
Educador: Guinho Nascimento
Quantidade de participantes: 14
Endereço: R. Jerônimo da Veiga, 131 - Itaim Bibi.

Terça-feira, 08 de outubro, às 14h
Bordando a Resistência, na Galeria Jaqueline Martins
Educador: Elô Torrão
Quantidade de participantes: 14
Endereço: R. Dr. Cesário Mota Júnior, 443 - Vila Buarque.

Quarta-feira, 16 de outubro, às 14h
Jogos teatrais e brincadeiras na experiência artística, na Galeria Mendes Wood DM
Educador: Natalia Homero
Quantidade de participantes: 14
Endereço: R. da Consolação, 3368 – Jardins.

Terça-feira, 22 de outubro, às 14h
Oficina-experimentação de técnicas artísticas e recortes, na Sé Galeria
Educador: Gustavo Henrique
Quantidade de participantes: 14
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 108 - Sé

Terça-feira, 29 de outubro, às 14h
Urbanorâmicas, na Galeria Nara Roesler
Educador: Luis Filipe
Público-alvo: jovens
Quantidade de participantes: 14
Endereço: Av. Europa, 655 - Jardim Europa.

Quinta-feira, 31 de outubro, às 14h
Oficina de modelo vivo, na Fortes D'Aloia & Gabriel
Educador: Leo Lin
Quantidade de participantes: 14
Endereço: R. Fradique Coutinho, 1500 - Vila Madalena.

Sobre a ABACT
A Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT é uma entidade sem fins lucrativos que representa 48 galerias de arte do mercado primário em 6 estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua atuação enquanto entidade de classe se dá por meio do alinhamento de interesses setoriais, na promoção de ações de incentivo à profissionalização de seus quadros internos e à desburocratização do mercado, além de ações de educação e de promoção de diálogo entre os agentes de mercado nacional e internacional.

Além do Art Weekend São Paulo, a Associação desenvolve outros projetos como o Latitude – platform for Brazilian galleries abroad, o Fórum de Galerias e o Leilão ABACT.

Sobre o JK Iguatemi
Projetado sob um conceito inovador em todos os sentidos, o JK Iguatemi foi inaugurado em 2012. Com um mix completo, o empreendimento reúne moda, gastronomia, arte, cultura, entretenimento, lazer, tecnologia, design e excelentes serviços em um único lugar. Mais do que isso, o JK Iguatemi antecipa tendências, sendo uma das principais referências do setor. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única, repleta de oportunidades diferentes e inéditas para toda a família. Acompanhe o JK Iguatemi:

 Justiça simplifica exigências para viagens de crianças e adolescentes no Brasil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.