Header Ads

Fórum de Cidades Inteligentes terá apresentação do projeto Campus Sustentável da CPFL Energia e Unicamp

Iniciativa promove eficiência energética e inovação em unidades de ensino com a instalação de usinas solares e modernização de equipamentos

       © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIA

A CPFL Energia estará presente no Fórum: Universidade como Laboratório para Cidades Inteligentes e Humanas, que será realizado em outubro pela Unicamp. No evento, a companhia apresentará as iniciativas realizadas no Campus Sustentável, que promove a instalação de novas tecnologias de eficiência energética em estabelecimentos de ensino, reduzindo a conta de energia elétrica das unidades e trazendo benefícios para o meio-ambiente.

O encontro terá como objetivo reunir representantes de todos os setores que estão desenvolvendo inovações para Cidades Inteligentes, entre eles Governo, Academia, Empresas, Agências de Financiamento e Sociedade. A ideia é compartilhar experiências nacionais e internacionais, de ações diversas para fazer a criação de espaços urbanos que sejam intensivos no uso de tecnologia para melhorar a vida de seus habitantes.

Dentro do contexto, o Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva e a CPFL Paulista vão apresentar o projeto que vem transformando a área da Unicamp e a região de Barão Geral, em Campinas, em um laboratório vivo para implantação e testes de novas tecnologias. O presidente da distribuidora, Roberto Sartori, também estará na abertura do evento.

Com apoio da CPFL Energia, o Fórum é organizado pela Faculdade de Engenharia Elétrica - FEEC, Instituto de Geociências - IG, Faculdade de Engenharia Agrícola – Feagri, ambos da Unicamp, além do projeto Campus Sustentável. Para participar, os interessados precisam se inscrever por meio do site www.foruns.unicamp.br/eventos/forum-permanente-universidade-como-laboratorio-para-cidades-inteligentes-e-humanas

Campus Sustentável. Executado pelo Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, que atende 4,5 milhões de clientes em 234 municípios de São Paulo, o Campus Sustentável já realizou a instalação de uma usina solar fotovoltaica com capacidade de geração de energia de 534 quilowatts-pico (kWp), a troca de 41 condicionadores de ar por outros mais modernos e eficientes, e a substituição de três mil lâmpadas tradicionais pelas de tecnologia LED.

A parceria entre a empresa e a Universidade trará uma redução anual de mil megawatts-hora (MWh) no consumo de energia elétrica da instituição de ensino – o que significa menos R$ 247 mil nos gastos com a conta de luz. Além do ganho energético, essas melhorias evitarão a emissão de cerca de 100 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente ao plantio de cerca de 600 novas árvores.

A CPFL Paulista tem investido, desde 2018, um total de R$ 8,1 milhões no projeto. Com conclusão prevista para os próximos três anos, a iniciativa é financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Quando concluída, as descobertas alcançadas pelo estudo serão públicas, consolidando toda a experiência adquirida.

O Campus Sustentável está integrado a outras iniciativas da CPFL Energia que tornam o distrito de Barão Geraldo um laboratório vivo de inovação no setor elétrico. A região concentra diversas iniciativas de inovação da Companhia, como o projeto de mobilidade elétrica Emotive, estudos em geração solar em telhados, o projeto de redes inteligentes e, mais recentemente, pesquisas em armazenamento de energia. Em maio, o case recebeu o Prêmio ODS Pacto Global, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular práticas empresariais que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fórum Permanente: Universidade como Laboratório para Cidades Inteligentes e Humanas

Local: Centro de Convenções Unicamp

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 500 – Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo, Campinas

Data do evento: 09/10/2019

Período de inscrição: 04/07/2019 a 08/10/2019

Vagas: 840

Sobre a CPFL Energia. A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,7 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis (53,18%), maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.307 MW, no final de junho de 2019.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Hospital Vera Cruz encerra atendimentos do Corujão da Saúde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.