Header Ads

"Dia da Luta da Pessoa com Deficiência"

Consultoras da Talento Incluir Carolina Ignarra, da Talento Incluir

         © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Com a aproximação da data de "21 de setembro - Dia da Luta da Pessoa com Deficiência", gostaríamos de oferecer as sugestões de pauta da Talento Incluir - uma consultoria que já viabilizou empregos e desenvolvimento profissional a mais de 5,5 mil pessoas com deficiência em mais de 10 anos de atuação.

Carolina Ignarra, sócia fundadora da Talento Incluir, poderá trazer sua visão sobre temas como:

1- Mercado de trabalho para pessoas com deficiência - De acordo com dados do IBGE, mais de 24% dos brasileiros (45 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência. Os dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais solicitada pelo Ministério do Trabalho e Emprego) de 2016, apontam que apenas 418.521 estão empregados, o que corresponde a menos de 1% do total de pessoas com deficiência no país (45 milhões). Ainda, segundo o censo IBGE (último foi realizado em 2010) 61% das pessoas com deficiência no Brasil não tem o ensino fundamental completo. Porém hoje, essas pessoas estão cada vez mais buscando educação e qualificação e o próximo censo deverá apontar essa nova realidade.

2- Lei de Cotas, 28 anos pela inclusão: benefícios e pontos de melhorias - definida no artigo 93 da Lei Federal nº 8.213/1991, completou 28 anos em 24/7/2019 e trata da obrigatoriedade da contratação de pessoas com deficiência ou reabilitadas em empresas com 100 ou mais empregados, sendo: até 200 empregados, cota de 2%; de 201 a 500 empregados, cota de 3%; de 501 a 1000 empregados, cota de 4% e de 1001 em diante empregados, cota de 5%. Descumpri-la implica em multas que podem chegar até R$ 241 mil. Apesar da exigência da lei, somente 48% do total das vagas reservadas para Pessoas com Deficiência estão ocupadas. São Paulo é o estado que mais tem empregados com deficiência, são 140 mil ao todo.

Carolina Ignarra fala sobre os 28 anos da Lei de Cotas:

www.linkedin.com/posts/talento-incluir_pratodosverem-pratodosverem-aniversarioleidecotas-activity-6559079549999554560-jqa9

3- Como tornar as empresas mais inclusivas a partir de programas de estágio, além da Lei de Cotas – Em seis dicas, Carolina Ignarra aponta como as empresas podem se tornar inclusivas, tornando o tema estratégico e inserido não apenas no discurso das organizações, mas em seus processos.

4- Inclusão gera inovação nas empresas - Como o resultado da mistura de culturas, etnias, opiniões e necessidades diferenciadas, está trazendo às empresas benefícios que resultam em aumento de competitividade, inovações e aproximação com seus clientes.

5- Turismo inclusivo: oito dicas para tornar hotéis mais inclusivos no Brasil

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho revela o crescimento do poder de consumo deste público. Diante da melhora e do desenvolvimento socioeconômico das pessoas, tanto o setor hoteleiro quanto os negócios precisam se preparar para atender com qualidade os consumidores com deficiência de forma adequada e compatível com as necessidades de cada pessoa. Atenta a esse movimento, a Talento Incluir, tem treinado e participado do processo de inclusão nas principais redes de hotéis do país.



Sobre Carolina Ignarra

Sócia e fundadora da Talento Incluir, Carolina Ignarra é formada em educação física, pós-graduada em dinâmicas dos grupos e especialista em neuroaprendizagem. Há 18 anos atua em programas de implantação de cultura inclusiva nas organizações e trabalha para a inclusão socioeconômica de profissionais com deficiência.

Carolina é palestrante em importantes congressos e eventos sobre o tema inclusão, como: "Encontro de Cidadania Corporativa, da Revista Gestão & RH"; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento); RH Congresso; Fórum Vagas, entre outros. Além disso, também é autora dos livros: "INCLUSÃO – Conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência" e "Maria de Rodas – delícias e desafios na maternidade de mulheres cadeirantes".

Sobre a Talento Incluir

A Talento Incluir é uma consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho. Desenvolve projetos de consultoria, treinamento, seleção e retenção, de profissionais com deficiência, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor. Fundada há mais de 10 anos, a Talento Incluir já proporcionou emprego mais de 5.500 pessoas com deficiência a partir de uma preparação exclusiva e diferenciada. Além disso, aplicou programas de treinamentos exclusivos para inclusão corporativa em mais de 280 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Gol, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels entre outras.

 Divino Fogão conquista prêmio das 100 Melhores Empresas em Satisfação do Cliente 2019

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.