Header Ads

Titan Pneus abre edificações históricas para o público na Jornada do Patrimônio

No aniversário de 80 anos de sua unidade fabril, empresa participa da programação do evento coordenado pelo Departamento do Patrimônio Histórico, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

       © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

 No dia 18 de agosto, a Titan Pneus, indústria responsável pela produção e comercialização de pneus agrícolas e de grande porte das marcas Goodyear e Titan, abre as portas de sua planta fabril localizada no bairro do Belenzinho, zona leste da capital paulista, para quatro tours gratuitos guiados das 10h até 14h. A programação faz parte da Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana, que acontece nos dias 17 e 18 de agosto. O evento, coordenado pelo Departamento do Patrimônio Histórico em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, visa incentivar a população a conhecer as singularidades históricas da cidade e encorajar projetos de valorização do patrimônio cultural paulistano.

A importância histórica das edificações da Fábrica Maria Zélia para a memória industrial da cidade e do país foi reconhecida pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), que na década de 1980 iniciaram processo que resultou no tombamento de diversas áreas da unidade fabril, em 1992. Atualmente, existem três edificações que conservam em sua fachada, a arquitetura original, com vitrais e decoração inspirados nas edificações europeias de 1900.

A participação na Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana marca ainda o início das comemorações dos 80 anos da unidade fabril da Titan. O calendário comemorativo deve apresentar diversas ações culturais e de entretenimento, envolvendo a comunidade do entorno até julho de 2020. "É preciso resgatar a história e importante contribuição da unidade fabril para a industrialização de São Paulo. Ficamos muito felizes com o convite do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para participar desse evento que resgata as raízes de nossa cidade. Isso está alinhado com o nosso desejo de também trazer uma programação de eventos e iniciativas culturais para a região leste, dando oportunidade de participação para a população", comenta Camila Mendes, diretora de Recursos Humanos da Titan Pneus do Brasil.

Uma parte da história industrial de São Paulo
Desde 2011 no Brasil, a Titan Pneus está localizada em uma propriedade histórica de São Paulo, com aproximadamente 120 mil metros quadrados. O terreno do Belenzinho, região que já contava com muitas indústrias na época, era pertencente ao Coronel Fortunato Goulart, um proprietário de grandes territórios na região, foi adquirido pelo médico carioca Jorge Luiz Gustavo Street (1863 - 1969) para expandir a Companhia Nacional de Tecidos de Juta, herança de seu pai, que em 1907 já atingia sua capacidade máxima de produção. A área se estendida da atual Avenida Celso Garcia (próximo ao Marco da Meia Légua) até as margens do Rio Tietê.

As terras já abrigaram a Fábrica Maria Zélia, inaugurada em 1913, que contribuiu para o desenvolvimento do bairro, sendo responsável pela criação, em 1917 da Vila Maria Zélia, construída para servir de lar para os imigrantes empregados pela unidade fabril; em 1935, após o fechamento da tecelagem, as dependências foram transformadas em um presídio político, que funcionou até 1938, quando foram adquiridas pela Goodyear para implementação de sua produção no Brasil. Em 2011, a Titan Pneus, que preservou as edificações até hoje com arquitetura europeia daquela época, assumiu o controle da fábrica.

Titan Pneus na Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana

Data: 18 de agosto de 2019
Horários: 10h, 11h30, 12h30 e 14h.
Local: Titan Pneus
Endereço: Rua dos Prazeres, 106 - Belenzinho, SP
Tour gratuito sujeito a disponibilidade de vagas.
Para conferir a programação completa da Jornada do Patrimônio acesse:www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2019/

Sobre a Titan Pneus

Com mais de 100 anos de atuação no mercado norte-americano, a Titan Pneus produz pneus de alta qualidade, resistência, desempenho e durabilidade para veículos como caminhão, camioneta convencional e uma ampla linha agrícola, florestal e fora de estrada. A companhia possui 6 mil colaboradores em todo o mundo e, somente em 2018, realizou vendas em 85 países. No Brasil desde 2011, a Titan Pneus possui uma unidade fabril de aproximadamente 120.000m2 localizada no bairro do Belenzinho, Zona Leste de São Paulo. A planta, que comemora 80 anos na capital paulista, conta com aproximadamente 900 funcionários, reconhecido processo de qualidade e lançou nos últimos oito anos 260 novos produtos.

 NESCAU®, pela primeira vez, retira sua marca e traz em suas embalagens os valores do esporte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.