Header Ads

Petz lança campanha de vacinação contra raiva

Rede de pet shop alerta sobre importância da prevenção contra a doença.

       © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

A Petz lança neste final de semana em toda a rede de lojas a campanha de vacinação contra a raiva. Realizada tradicionalmente no mês de agosto, a campanha prevê reforço da vacina para prevenção da doença que é grave e letal em quase 100% dos casos em que ocorre contaminação. "Devemos prevenir a raiva porque, após o contágio, a doença é muito agressiva. O vírus da raiva ataca o sistema nervoso central e provoca inflamação no encéfalo, levando ao óbito", afirma a Dr. Ítalo de Oliveira, médico do Centro Veterinário Seres do Grupo Petz.

A vacinação ainda é a medida mais eficaz contra a raiva. A doença pode afetar a maioria dos mamíferos, incluindo os humanos. A raiva é uma doença infecciosa e pode ser transmitida pela saliva em lambidas de ferimentos e mordidas, momento oportuno para penetração do agente viral.

O animal contaminado pode apresentar alterações comportamentais, salivação, agressividade, convulsões e coma seguido de óbito. Muita gente ainda associa a raiva à doença de cachorro e gato, mas o vírus pode acometer outros animais como coelhos, cavalos, porcos, bois e morcegos.

Vacinação antirrábica

Já vacinou seu pet este ano? A forma mais eficaz de evitar a raiva é com a vacina antirrábica. Procure a unidade Petz mais próxima de sua casa!
Desde 1954, a lei 2.858 determina a vacinação anual de pets. E sabia que você, tutor, pode até ser multado se não vacinar seu bicho de estimação contra raiva?

Diferentemente da conduta em relação aos pets, os tutores não precisam tomar a vacina. No caso dos humanos, a vacina antirrábica é recomendada apenas para os profissionais que trabalham diretamente expostos a riscos de contaminação por mordedura de animais e para os profissionais da área da saúde.
"Os profissionais de risco devem realizar a imunização de pré-exposição. Em caso de acidentes por mordedura de animais, deve-se lavar o ferimento com água e sabão abundantemente, e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação. Caso necessário, será indicado o protocolo de pós-exposição", orienta o Dr. Ítalo de Oliveira.

Sobre a Petz

A rede de pet shop é a maior do Brasil em número de lojas, somando 92 no País – em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Os espaços contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e medicina veterinária. No final de 2018, a rede intensificou sua atuação em saúde com o lançamento do Centro Veterinário Seres, que alia conhecimento científico a equipamentos de última geração.
O novo conceito de hospital veterinário com a marca Seres foi inspirado em redes internacionais e planejado a partir da ótica do tutor e do pet, oferecendo atendimento de alta complexidade em uma estrutura de ponta que conta com centro cirúrgico, UTIs, salas de ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e raio X digitalizado, alas separadas para internação de cães, gatos e infectocontagiosos, além de setor de reabilitação, farmácia de manipulação de quimioterápicos e sala para a quimioterapia.

 Tortura em prisão é realidade brasileira, afirma criminalista

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.