Header Ads

JK Iguatemi recebe 13ª edição da SP-Foto com expositores renomados e presenças internacionais

Nesta edição, o shopping proporcionará visitas guiadas e bate-papos com fotógrafos, curadores e especialistas sobre fotografia contemporânea e moderna

      © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

O JK Iguatemi, incentivador da arte e da cultura, tem o prazer de apoiar e patrocinar mais uma edição do mais importante evento do setor no Brasil: a 13ª edição da SP-Foto – Festival Internacional de Foto de São Paulo. Entre 21 e 25 de agosto, a Feira ocupa toda a área de eventos do Shopping JK Iguatemi com as principais galerias deste mercado artístico, como a Fortes D'Aloia & Gabriel, Galeria Marcelo Guarnieri, Galeria Lume, Luciana Brito Galeria, Silvia Cintra + Box 4, SIM Galeria eVermelho. Estreiam este ano Almeida e Dale (São Paulo), Galeria Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).

A SP-Foto acontece anualmente em agosto, mês da fotografia, e se consolida como plataforma de intercâmbio cultural e artístico entre curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias e admiradores desse segmento das artes. Ao longo de cinco dias, no Shopping JK Iguatemi, a fotografia moderna e contemporânea ocupa posição central em debates, lançamentos e exposições que se expandem por toda a cidade de São Paulo.

Este ano, o evento contará com as presenças internacionais de Barbara Tennenbaum, curadora de fotografia do Museu de Arte de Cleveland, que vem ao Brasil pela primeira vez especialmente para a SP-Foto. Margot Norton; Julieta González, diretora artística do museu Jumex (Cidade do México); Sophie Hackett e a curadora de fotografia do Art Gallery of Ontario (Toronto).Simon Baker, ex-Tate Gallery (Londres) e atual diretor da Maison Européenne de la Photographie (Paris), já esteve presente na 11ª edição da SP-Foto e retorna ao Brasil para aprofundar sua relação com a cena artística local.

Nesta edição, o shopping inaugura seu novo espaço de evento, o Cubo JK, onde receberá na quinta, sexta e no domingo ativações, bate-papos com fotógrafos, curadores e especialistas nacionais e internacionais sobre assuntos relevantes da fotografia contemporânea e moderna. Além de Visitas Guiadas por especialistas que oferecem roteiros temáticos aos visitantes da Feira que poderão também apreciar as obras dos fotojornalistas Armando Prado e Cristiano Mascaro que fazem parte do acervo da Pinacoteca e ficarão expostas no 1º e 2º andar do shopping. Essa parceria do JK Iguatemi com o museu faz parte do projeto #PinanoJK, que acontece pelo segundo ano consecutivo no empreendimento. Confira a programação completa do evento em www.iguatemi.com.br/jkiguatemi.

Agenda do Cubo JK:

Parte fundamental na programação da SP-Foto, o Talks abriga encontros entre curadores, galeristas, artistas e colecionadores, que refletem a respeito das tendências no fazer fotográfico e compartilham práticas e pesquisas em torno dessa linguagem artística. Nesta 13ª Feira de Fotografia de São Paulo, quatro conversas preenchem as tardes de quinta e sexta, 22 e 23 de agosto, durante o evento.

Estreia da última edição, o Meet the Artists, programação voltada à troca de experiências com importantes fotógrafos do cenário contemporâneo, volta este ano com nomes em destaque na atual produção brasileira. Os encontros acontecem no domingo, 25 de agosto.

O Talks e o Meet the Artists são atividades gratuitas e acontecem no Cubo JK, novo espaço para eventos no 3º andar do Shopping JK Iguatemi. Sujeitas à lotação, as palestras contam ainda com transmissão ao vivo, feita em parceria com o Portal Terra. Confira a programação abaixo:

22 DE AGOSTO

Cubo JK Iguatemi

3º andar do shopping

DAS 17H ÀS 18H30

A imagem e a fotografia na era digital


Sob mediação de Miguel Del Castillo, a curadora do New Museum Margot Norton e o arquiteto Guilherme Wisnik conversam sobre o impacto da contemporaneidade digital nas imagens, e os desdobramentos sociais consequentes desse movimento.

DAS 19H ÀS 20H

O sucesso pode estragar a fotografia?

A integração da fotografia ao mesmo mercado de pinturas e esculturas alterou nossa percepção da natureza dual da foto enquanto objeto e imagem. O que essas mudanças implicam para o futuro fotográfico? A curadora Barbara Tannenbaum, do Cleveland Museum of Arts, e o galerista Mario Cohen refletem a respeito.

23 DE AGOSTO

Cubo JK Iguatemi

3º andar do shopping

DAS 17H ÀS 18H30

Olho no Olho – Fotografia & Literatura - Parceria SP-Foto & Escrevedeira

O fotógrafo Cristiano Mascaro confidencia à escritora e crítica literária Noemi Jaffe sua concepção do papel do fotógrafo como uma espécie de cronista da vida. Partindo dessa ideia, Mascaro fala de sua relação íntima com a literatura e em que medida certos livros de nomes seminais desse universo, como Clarice Lispector, Ernesto Sabato, Italo Calvino e o crítico Antonio Candido, têm sido motivo de inspiração na longa trajetória de sua produção fotográfica. Esta mesa integra um ciclo de palestras sobre fotografia e literatura, concebido em parceria com a Escrevedeira. Confira aqui a programação completa de "Olho no Olho".

DAS 19H ÀS 20H

A fotografia e a arte contemporânea em diálogo


Em diálogo com o jornalista e pesquisador Ronaldo Entler, Julieta González, do Museo Jumex (México), analisa como artistas contemporâneos, a exemplo de Christopher Williams, Rosangela Rennó e Wolfgang Tillmans, se apropriam da fotografia para construírem seus trabalhos. A mediação é de Miguel Del Castillo.

25 DE AGOSTO

MEET THE ARTISTS

Cubo JK Iguatemi

3º andar do shopping

DAS 16H ÀS 17H

Meet the Artists: Mauro Restiffe

DAS 17H30 ÀS 19H

Meet the Artists: Barbara Wagner e Benjamin de Burca

#spfoto2019





 Volta às aulas exige atenção redobrada no trânsito

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.