Header Ads

Tizuka Yamasaki prepara atores em curso de audiovisual

Uma das atividades será conduzida por Caco Ciocler, que atuará como preparador de ator no curso.

         © jpg

POR AMANHECER DA NOTICIAS

Entre os dias 22 e 27 de julho, os participantes do curso intensivo "Prática para atuação do ator no audiovisual" terão uma oportunidade rara de serem capacitados por uma cineasta veterana aclamada pela crítica. Nada menos do que Tizuka Yamasaki, diretora de cinema que, entre uma safra e outra de produção, se dedica a trabalhar atores profissionais e novos talentos. O curso, na verdade uma imersão, será realizado em Atibaia, a 66 km da capital paulista. E também contará com a participação do ator Caco Ciocler como preparador de elenco.

Premiada em diversos festivais de cinema nacionais e estrangeiros, Tizuka foi diretora de longas-metragens, como Gaijin – Caminhos da Liberdade, Lua de Cristal e Encantados; e de minisséries e seriados, como o Pagador de Promessas e As Brasileiras, entre outras produções. Atualmente, dedica-se ao projeto de um musical. Já Caco Ciocler é um ator renomado que atuou em dezenas de novelas, no cinema e no teatro, com vários prêmios por sua atuação.

No curso, os atores ficarão 'confinados' em um hotel realizando ensaios e gravações, com análises e discussões das cenas realizadas. O foco do trabalho será o conhecimento e a construção da personagem, e na relação entre o aluno, a direção e a câmera.

A cineasta explica que o curso, essencialmente prático, possibilita que o ator perca o medo, tire vícios e descubra o que precisa ser melhorado para atender o que o mercado audiovisual precisa. "Não tem como mentir para a câmera", afirma a cineasta. "Os limites que precisam ser vencidos ficam evidentes quando o ator se vê na tela e eu indico os pontos a serem melhorados", ressalta.

A primeira atividade do curso é uma sucessão de cenas, com emoções variadas solicitadas pela diretora. Depois, os alunos irão trabalhar a criação das personagens com base em textos. "Nesse processo, eles recebem informações sobre lentes e movimentos de câmera, de como tirar proveito do enquadramento para enriquecer a personagem", explica Tizuka. A seguir, entra a figura do preparador de ator – profissional que trabalha nos ensaios para ajudar na construção de personagens ou linhas de atuação.

Mais informações e inscrições: bit.ly/2JCf18a

 Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) é ponto central para a comunidade de atrofia muscular espinhal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.