Header Ads

Projeto Sustentável de bolsas Osklen recebe reconhecimento internacional em Paris

Em Paris, os participantes se juntaram a Livia Firth, diretora criativa da Eco-Age, e a Oskar Metsavaht, diretor criativo e fundador da Osklen, para comemorar a concessão pela Eco-Age da GCC.

        © jpg



POR AMANHECER DA NOTICIAS

Durante a Semana de Alta Costura em Paris, em meio a programação dos eventos culturais e sociais mais importantes do período, a Osklen recebeu  a premiação GCC Brandmark (Green Carpet Challenge Award) - uma certificação da excelência sustentável que é concedida a produtos validados segundos os critérios sociais, éticos e ambientais da Eco-Age - na linha de bolsas com a pele de pirarucu. Entre as marcas já premiadas estão nomes internacionais como Stella Mccartney, Gucci e Chopard.

Em Paris, os participantes se juntaram a Livia Firth, diretora criativa da Eco-Age, e a Oskar Metsavaht, diretor criativo e fundador da Osklen, para comemorar a concessão pela Eco-Age da GCC.

A pele do pirarucu, outrora descartada como resíduo porque deste peixe da região Amazônica só se aproveitava a carne,  é um couro alternativo desenvolvido pela Osklen em parceria com o Instituto-E, do qual Oskar também é fundador. O couro de pirarucu é feito no Brasil e sua produção ajuda comunidades no bioma da Amazônia por meio da geração de renda e da preservação da biodiversidade. A Osklen utiliza o material para criar acessórios inovadores e luxuosos, trabalhando para garantir que o processo seja realizado de maneira social, econômica e ambientalmente consciente.



SOBRE O PIRARUCU 

A pele de pirarucu é um material luxuoso e uma alternativa para o couro bovino. O couro feito da pele do peixe pirarucu está presente em 48% dos acessórios de couro da Osklen. A Osklen só trabalha com o pirarucu oriundo do manejo sustentável, devidamente  monitorado pelo IBAMA, que é o organismo governamental responsavel pela fiscalização ambiental. Tradicionalmente, o pirarucu é pescado para alimentação e sua pele é descartada. No entanto, Osklen em parceria com Instituto-E, desenvolveram esse produto residual para torná-lo um material de luxo, criado por meio de um processo de curtição de baixo impacto.

Esse trabalho envolve 378 comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas e do Estado do Acre que, por meio da pesca do pirarucu, são apoiadas não apenas pela da geração de renda e geração de empregos, mas também por iniciativas de longo prazo, como programas de capacitação. A Osklen também pode identificar a origem de cada pele nessas comunidades por meio dos selos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O IBAMA é um órgão ambiental brasileiro e garante que as práticas de manejo de estoques sustentáveis de peixes sejam seguidas e que o pirarucu não seja extinto. Desde a implementação do plano de manejo sustentável para o pirarucu, 20 anos atrás, o estoque de pirarucu aumentou 427%, ajudando a estabilizar essa tradicional fonte de alimentos e a economia local da região.

Em comparação à pecuária, o pirarucu tem emissões menores de CO2 e evita o desmatamento da Amazônia; observou-se que os pequenos fazendeiros que cultivam o pirarucu em cativeiros obtiveram uma produtividade 40% maior do que com a pecuária na mesma área de terra.

A Osklen está defendendo a inovação nessa área e estimulando o trabalho para apoiar a comunidade local – de maneira social, ambiental e economicamente consciente.



SOBRE A GCC 

A marca GCC® é uma certificadora da excelência sustentável e é concedida a produtos, depois que estes são validados segundos os critérios sociais, éticos e ambientais da Eco-Age.

A validação GCC é baseada e guiada pelos princípios da Eco-Age, que são permanentes para negócios éticos. Eles são, de modo geral, divididos nas categorias Responsabilidade, Justiça Social, Liderança Ambiental e Bem-Estar Animal.



INSTITUTO-E

O fundador e criador da Osklen, Oskar Metsavaht, também fundou o Instituto-E, uma organização brasileira sem fins lucrativos cuja missão é conectar e reunir conhecimento e práticas sociais e ambientais sustentáveis de diferentes campos para a sociedade e a indústria – promovendo o desenvolvimento humano mais sustentável. Construindo pontes e atuando como um pólo multiplicador e difusor, os projetos liderados e/ou apoiados pelo Instituto-E são inspirados pelos 6 Es: earth (terra), environment (meio ambiente), energy (energia), education (educação), empowerment (empoderamento) e economics (economia). Esses projetos são desenvolvidos e implementados no Brasil e no exterior. Nos últimos 15 anos, o Instituto-E tem colaborado com instituições como a UNESCO; UN - ITC Ethical Fashion; WWF; Ministério Italiano do Meio Ambiente, Terra e Mar; Conservation International; Fundação Brasil, entre outras. Os principais projetos incluem o desenvolvimento de tecidos ecológicos que envolvem a pesquisa de materiais mais sustentáveis para uso na moda e na indústria têxtil; e os projetos Traces e Water Traces – desenvolvidos em parceria com o Ministério Italiano do Meio Ambiente, que analisou as pegadas de carbono, de água e sociais dos materiais.



OSKAR METSAVAHT

Embaixador da UNESCO, artista, pioneiro da moda sustentável e fundador da icônica marca brasileira Osklen.

Formado em medicina, Oskar é o fundador e diretor criativo da Osklen, bem como diretor criativo da OM.art, seu estúdio de arte e de projetos especiais. Oskar Metsavaht é internacionalmente conhecido como um dos precursores do conceito do Novo Luxo, que defende uma moda consciente e o luxo sustentável.

Oskar é também o fundador do Instituto-E, uma organização sem fins lucrativos que identifica tecidos e materiais que são desenvolvidos com base em critérios socioambientais, como couro de peixe, juta amazônica e fibras de palha de seda, látex, algodão orgânico, entre outros.

Oskar é também embaixador da UNESCO para os Oceanos e, em 2017, falou na primeira Conferência dos Oceanos na Sede das Nações Unidas, em Nova York. Representando o Brasil e os países do Atlântico Sul, Oskar abriu as discussões sobre a criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul – um santuário de baleias na região que inclui o Brasil, Argentina, Gabão, Uruguai e África do Sul.



SOBRE A OSKLEN

Osklen é uma marca contemporânea brasileira comprometida com a filosofia As Sustainable As Possible, As Soon As Possible, desenvolvendo constantemente formas para melhorar o desempenho de sustentabilidade da marca. Ganhou recentemente o prêmio Liderança CO10 Objetivo Comum. A Osklen é vendida na Farfetch e possui lojas em Miami e no Brasil, vendendo roupas femininas e masculinas, calçados e acessórios de luxo.

O fundador e criador da Osklen, Oskar Metsavaht, também fundou o Instituto-E, uma organização brasileira sem fins lucrativos cuja missão é conectar conhecimento e práticas sociais e ambientais sustentáveis de diferentes campos para a sociedade e a indústria.



SOBRE A ECO-AGE

Eco-Age é uma empresa de consultoria especializada e de comunicação. Sendo uma voz líder e confiável, oferece expertise em propiciar mudança positiva e sustentável para os públicos-chave.


 No próximo dia 15/07, a Receita abre consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.