Header Ads

Engineering lança Automatização de Calendário Fiscal e Validador Fiscal baseados em RPA e Inteligência Artificial

Estratégia para apoiar a jornada digital das empresas permite automatizar processos humanos repetitivos, realocando analistas fiscais para atividades ligadas ao negócio

        © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

Para eliminar 50% das atividades humanas com rotinas repetitivas e de baixo valor agregado aos processos fiscais, a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital, apresenta duas novas funcionalidades do seu robô fiscal, o Alfredo, que passa a atuar com o Calendário Fiscal baseado em RPA (Robotic Process Automation) e o Validador Fiscal fundamentado em Machine Learning.

Somente com a função Calendário Fiscal, o Alfredo já se encarrega de eliminar os processos manuais que envolvem a manipulação de dados e os cálculos personalizados, concentrando para si todas as atividades de apuração e envio das obrigações, que vão desde a execução de relatórios de conferências e de validações, até o retorno dos eventuais erros no PVA (Programa Validador e Assinador).

Antes da última etapa de envio das obrigações, caso sejam identificadas possibilidade de erros, o Alfredo passa a operar com o Validador Fiscal baseado em Machine Learning, podendo iniciar um processo colaborativo de resolução do problema, garantindo o fluxo de informações para a tomada de decisão eficaz.

Os analistas fiscais realizam muitas alterações para garantir o correto envio dos dados à Receita Federal. "Quando uma alteração é feita, por qualquer que seja o motivo e a forma, o analista fiscal declara, indiretamente, a regra fiscal adequada para aquela operação. Esse trabalho, que hoje acaba sendo perdido e repetitivo, representa um grande insumo para a Inteligência Artificial. A partir dessas divergências, uma ferramenta de Machine Learning, potencialmente, pode inferir todas as regras fiscais que não estão sendo aplicadas corretamente, executando um volume de atividades repetitivas antes realizadas manualmente", explica César Kazakevicius, Head de Tax Solutions da Engineering.

Com a implementação da estratégia de tecnologia tributária da Engineering, que prima pela melhoria contínua dos processos fiscais, os profissionais de impostos podem ter mais eficiência operacional, concentrando seus esforços na análise de dados e na criação de estratégias para gerar receita e cortar custos, em vez de gastar suas horas valiosas na coleta de dados.

Do ponto de vista da organização, as empresas podem melhorar a qualidade dos dados por meio da automação maximizada e da gestão de múltiplos sistemas de origem e de melhoria da análise de dados. A ideia também é melhorar a colaboração, o controle de processos e a visibilidade de todos os impostos por meio do fluxo de trabalho e do gerenciamento de informações. "O resultado final da estratégia pode levar à gerência um relatório de painel claro, conciso e instantâneo para suportar decisões de negócios, bem como eficiência aprimorada e documentação pronta para auditorias", finaliza Kazakevicius.

Sobre a Engineering (br.engineering)

A Engineering é uma companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital.

A partir do Digital Transformation, do Business Integration, da TI Consulting e do Outsourcing, a Engineering transforma os processos de negócio das empresas em modelos operacionais alinhados com a Era Digital.

Com matriz na Itália, a multinacional conta com mais de 35 anos de experiência no mercado de TI, sendo reconhecida como um dos maiores grupos da Europa.

Com mais de 10 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte nos mais diversos mercados, a experiência do grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias com os principais centros e pesquisa e universidades do mundo.

 Coca-Cola FEMSA Brasil retira 1.4 tonelada de resíduos do manguezal de Santos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.