Header Ads

Do Brasil para o mundo: projeto de pesquisa leva estudante do UNISAL para a NASA

Aluno de Educação Física usa experiência dos astronautas para compreender e aplicar a prática de exercícios físicos no controle dos níveis de estresse.

       © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

O projeto de pesquisa de Roberto Nobre Ferraz Neto, aluno de Educação Física no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Campinas, Campus Liceu Salesiano, pretende levantar informações valiosas sobre o impacto do estresse em diferentes esferas da vida, e as alternativas possíveis para mitigar esses efeitos. A pesquisa se apoia na experiência dos astronautas, profissionais que precisam lidar com as mais imprevisíveis adversidades e abriu a oportunidade para o estudante visitar o Kennedy Space Center, centro espacial na Ilha Merritt, na Flórida, onde são lançados os veículos espaciais da NASA, a agência espacial norte-americana.

Roberto vem realizando a pesquisa pelo Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências, da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, do qual ele participa há 1 ano e meio. “Vários fatores podem afetar a qualidade de vida, porém índices elevados de estresse estão associados a resultados piores em diversas esferas, como a pessoal, a profissional e a acadêmica”, conta o aluno do UNISAL.

No Kennedy Space Center, o estudante conheceu de perto áreas restritas do complexo, como os locais de lançamentos, o simulador sensorial, além de conversar com astronautas, ter contato com pedras lunares, ver robôs que irão para uma missão em Marte e participar de uma simulação de lançamento na central de comando.

Ao finalizar a pesquisa, ele espera que seja possível melhorar a qualidade, a produtividade e as maneiras de lidar com as adversidades que surgem no trabalho como astronauta.

“A saúde mental tem sido cada vez mais estudada pela comunidade científica, já que a estatística de morbidade cresce assustadoramente”, afirma ele. “Em uma grande amostra, podemos observar que os exercícios físicos têm efeito positivo sobre a saúde mental. Alguns tipos de exercícios e treinamentos podem trazer resultados mais interessantes do que outros, e são justamente eles que desejamos compreender melhor neste trabalho, para que mais pessoas possam se beneficiar”, finaliza.



SOBRE O UNISAL

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente na área educacional desde 1952 e há 20 anos com a marca UNISAL. Conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena e São Paulo e também a Unidade Virtual/EaD, oferecendo Cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e vários cursos em Extensão.  A Instituição pertence ao grupo de Instituições Universitárias Salesianas – IUS – com 93 instituições presentes em 21 países na América, Europa, Ásia, África e Oceania: www.unisal.br.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.