Header Ads

Webmotors Autoinsights mostra que os acidentes de trânsito ocorrem pela falta de atenção dos condutores

No mês dedicado à conscientização da segurança viária, a Webmotors divulga uma pesquisa que revela os índices sobre de acidentes no trânsito nas cidades brasileiras

        © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

No mês dedicado à conscientização da segurança viária, a Webmotors Autoinsights, hub de dados e informações sobre o mercado automotivo, traçou o perfil dos acidentes de trânsito que ocorreram em território nacional. A pesquisa, realizada com um total de 2.176 usuários do portal, mostra que 22% dos entrevistados declara ter sofrido ou causado algum acidente nos últimos 12 meses.



Segundo o estudo, os acidentes são atribuídos à falta de atenção ao dirigir (41%), imprudência do motorista (35%), uso de bebidas alcóolicas (8%) e uso do celular (6%). A maioria destas ocorrências acontecem nos finais de semana, sexta-feira e sábado, e segunda-feira, no geral, é o dia com menor incidência de acidentes.



Entre os casos pontuados durante as entrevistas, apenas 52% tiveram os reparos pagos pelos responsáveis. Neste âmbito, há uma diferença no tempo de consertos dos veículos. O levantamento mostra que, em média, as seguradoras demoram 9 dias a mais que os mecânicos particulares.



A pesquisa aponta, ainda, que as estradas e rodovias foram os locais com menor incidência de acidentes, com 9% e 20%, respectivamente. A maioria das ocorrências aconteceram, segundo os usuários, em vias dentro da cidade (42%), seguida pelas localizadas em bairros (30%).



Segundo vice-presidente da Anfavea, Fabricio Biondo, os índices de acidentes fatais nas ruas e estradas nacionais são cada vez mais inaceitáveis. “A contribuição para mudar esse quadro deve ser geral e conjunta: motoristas mais conscientes, indústria produzindo veículos mais seguros e governo cuidando da infraestrutura. Todos juntos por um trânsito seguro, todos juntos pela vida”.



Sobre a Webmotors Autoinsights



A Webmotors Autoinsights é um hub de informações especializado, que traz estudos sobre o mercado automotivo e sobre os hábitos relacionados a mobilidade e transporte. O portal tem uma fonte de dados de mais 23 anos do mercado automotivo que, a partir deste ano, está disponível para ajudar diferentes players a entenderem os hábitos do consumidor brasileiro.



Neste mês de maio, a Webmotors usou a plataforma para contribuir, ainda mais, com as discussões sobre segurança viária e entender o comportamento do público quando tema é direção responsável. Os resultados detalhados da pesquisa estão disponíveis em autoinsights.webmotors.com.br.

 No Dia do Hambúrguer, saboreie o melhor lanche artesanal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.