Header Ads

SONDA lança solução de analytics que auxilia na gestão de prefeituras

Plataforma faz uso de big data e inteligência artificial para produzir informações e subsidiar a tomada de decisão para políticas públicas

        © jpg


POR AMANHECER DA NOTICIAS

A SONDA, maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, lançou uma solução para que prefeituras de todo o país tenham acesso a dados mapeados com técnicas de inteligência artificial, para auxiliar os gestores públicos em decisões que possam trazer melhores benefícios para a população.

Com o uso de tecnologias de big data e analytics, a ferramenta concilia dados-chave de mais de 10 órgãos de pesquisa, de outras esferas do governo e das próprias prefeituras e os transforma em informações práticas e de fácil uso.

Os gestores passam a ter mais clareza para uma infinidade de ações de políticas públicas já que os orçamentos passam a ser elaborados com cruzamentos de dados socioeconômicos.

Em termos práticos, os dados podem ajudar, por exemplo, a definir a distribuição de verbas de merenda escolar, com base na aplicação de critérios racionais sobre a demanda da população de crianças. Isso só é possível por meio de uma grande base de dados, que fornece informações de diversos setores como saúde, educação, finanças públicas, mobilidade, segurança e ação social.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Lexicon Informática e o SAS, depois de uma pesquisa com prefeituras e secretarias de diversos municípios do estado de São Paulo, o que ajudou a entender quais eram os maiores desafios dos gestores.

"Queremos ajudar as cidades a serem mais inteligentes. Há uma infinidade de dados disponíveis dentro do governo, mas eles só se tornam relevantes quando podem contribuir para as decisões de melhores políticas públicas", explica Vander Rogerio da Silva da SONDA, que conduziu o desenvolvimento do projeto.

A plataforma é personalizada e capaz de identificar os problemas e soluções de acordo com as particularidades de cada município. A tecnologia pode ser utilizada em qualquer região do país e em localidades de diversos tamanhos. Hoje o país conta com 5.570 municípios.

Sobre a SONDA

A SONDA é a maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com receita de US$ 1,152 bilhão em 2018 e 17 mil funcionários. A companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai.

No Brasil, a SONDA mantém escritórios próprios nos 26 estados brasileiros, com mais de 8 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com 6 Centros de Serviços, 1 Centro de Inovação e 3 Data Centers. A receita da companhia no Brasil em 2018 foi de US$ 329 milhões. www.sonda.com/br

 Americana reúne principais atletas da montaria em touros do país!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.